Mulheres capixabas realizam Ato Público em São Pedro neste sábado (8)

Amanhã, 8 de março – Dia Internacional de Luta da Mulher -, diversos movimentos sociais do campo e da cidade estarão presentes na Grande São Pedro, em Vitória, para a realização de um grande Ato Público. As mulheres irão às ruas para denunciar o machismo, o racismo, a lesbofobia e todas as violações de direitos, que também são formas de violência. A concentração será às 8h30, no Parque Municipal da Baía Noroeste – Redenção, e a finalização do ato será na Escola José Lemos de Miranda, na Avenida Serafim Derenze.

 

 

Com faixas e cartazes nas mãos, diversos movimentos de mulheres ocuparão as ruas de São Pedro neste dia 8 de março para denunciar ainda a violência de gênero e a exploração capitalista. “Estamos nas ruas para ressaltar que é Dia Internacional de Luta das Mulheres e que infelizmente não temos muito a comemorar. E que foi por meio da luta, dos protestos, ocupando as ruas e os espaços de poder que as mulheres conquistaram os seus direitos. Mas, apesar das vitórias, muito ainda há para ser conquistado como forma de garantir uma vida digna, em situação de igualdade e sem violência”, lembrou a integrante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) Arlene Boa.

 

Tema do Ato.  Com o tema “A Terra é nossa! A Cidade é nossa! O Corpo é meu!”, a manifestação destaca que as mulheres do mundo inteiro resistem à ofensiva do capitalismo que apresenta “falsas soluções” baseadas na expansão do mercado, como mais exploração dos recursos naturais, novas tecnologias de controle do nosso corpo, da natureza e do conhecimento. “A mulheres estão ocupando as ruas não para comemorar, como quer o sistema capitalista, mas para protestar. A realidade das mulheres no Brasil e no Espírito Santo, sobretudo das mulheres jovens e negras, faz com que o dia Internacional da Mulher seja mais um dia de luta e resistência”, destacou a Integrante do Coletivo de Mulheres Negras (Aqualtune/ES) Silvana Ribeiro.

 

Violência e assassinatos. Segundo Ministério da Saúde, a cada dois minutos uma mulher é espancada. Em média, 15 mulheres morrem por dia e, em 2012, mais de 50 mil estupros foram registrados. O Espírito Santo é o Estado onde mais se registram assassinatos de mulheres em todo país. Conforme o Instituto Zangari, baseado no banco de dados do Sistema único de Saúde (SUS), entre 1997 e 2007, ocorreram 10,3 homicídios por cada 100 habitantes no Estado.  O município da Serra lidera o ranking no Estado.

 

Entidades organizadoras: FÓRUM ESTADUAL DE MULHERES DO ES, ADUFES, AMUCABULI, AMUS, ASSOCIAÇÃO DE MULHERES UNIDAS DE RESISTENCIA, ASSOCIAÇÃO DE MULHERES UNIDAS DE VITÓRIA, ASSOCIAÇÃO DE PROMOTORES DE CIDADANIA DE VITORIA, CCCP OLHO DA RUA, CDDH SERRA, COLETIVO DE MULHERES NEGRAS AQUALTUNE, COMISSÃO DE MULHERES INDÍGENAS TUPINIKIM E GUARANI, CONSULTA POPULAR, CRESS, CRP, DCE UFES, FEJUNES, FÓRUM DE MULHERES DO ES-AMB, GRUPO DE MULHERES DE TERRA VERMELHA-VV, IDESBRE, INCLUSÃO SOCIAL DAS MULHERES DA GRANDE SÃO PEDRO, JSOL, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MARCHA MUNDIAL DE MULHERES, MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS/ES, MOVIMENTO DE MULHERES EM LUTA, MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA ES, MUCAV, MULHERES DA CONDUSA, MULHERES DA ILHA DAS CAIEIRAS, MULHERES DE SÃO JOSÉ, MULHERES GUERREIRAS DA PAZ, MULHERES UNIDAS DE SÃO PEDRO, PARTO DO PRINCÍPIO, RECID, RUA – JUVENTUDE ANTICAPITALISTA, SETORIAL DE MULHERES DO PSOL, SINDBANCÁRIOS/ES, SINDILIMPE/ES, DIVERSAS FEMNISTAS AUTONOMAS.

 

Como chegar ao local do evento


– Linhas de ônibus – 072, 071 São Pedro Circular (Centro de Vitória, Marechal Campos e Maruípe).

-331 – Ilha das Caieiras (Reta da Penha sentido Ufes, Shopping Vitória e Leitão da Silva).

-333 – Ilha das Caieiras Jucutuquara (Reta da Penha sentido Ufes, PMV).

-310 – Jardim Camburi (Jardim da Penha).

– 211 – Jardim Camburi (Beira mar e Centro de Vitória)

 

Outras opções

-370 – Resistência

-302 – Jardim da Penha
Transcol

-518 -T. Carapina x T.Ibes
-535 – T. Carapina x T. Campo Grande

*Descer na Policlínica de São Pedro e entrar na rua da galeria (seguir até o final da mesma e virar à direita).

 

Serviço
8 de março – dia Internacional de Luta da Mulher – Ato Público em São Pedro
Local:
 Grande São Pedro, em Vitória
Horário: 8 horas

Fonte: Adufes