Solidariedade: Mãe de funcionária da Adufes precisa, com urgência, de doação de sangue

Milva da Silva Barbosa, 83 anos, mãe da funcionária do sindicato Janice Glória Barbosa de Oliveira, está internada no Hospital Estadual Central, no Parque Moscoso, em Vitória, precisando de doação de sangue, de qualquer tipo sanguíneo. As doações podem ser feitas no Centro de Hemoterapia e Hematologia do ES (Hemoes), ao lado do Hospital das Clínicas, em Maruípe, na Capital.

Dona Milva fraturou o fêmur e a bacia durante uma queda sofrida na madrugada de quinta-feira e deverá passar por cirurgia nas próximas horas.  Interessados em colaborar devem procurar o Hemoes, que funciona de segunda a sábado de 7h às 17h30. É preciso levar um documento de identidade com foto e informar o nome da paciente que receberá a doação.

 

Quem pode doar . Pode doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (com 16/17 anos é necessário autorização do responsável legal / acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos), e pesar acima de 50 quilos. Além disso, o doador deve ter boa saúde e não estar em jejum. Caso tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas.

E se a pessoa já é uma doadora frequente, deve observar o intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Quem não pode doar.  Pessoas gripadas, com alguma virose ou infecção, que tenha passado por cirurgias, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, com histórico recente de DST e, também, pessoas com ou que já tiveram hepatite, doença de chagas, malária ou sífilis,  vírus HIV/AIDS e cirurgia cardíaca.

Serviço:
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes)
Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória-ES. (Ao lado do Hospital das Clínicas)
Horário de atendimento: de segunda a sexta de 7h às 17h30; e aos sábados de 7 às 17h30.
Telefone: (27) 3137-2435/2458 ou 2459.

Mais informações sobre o Hemoes acesse http://www.saude.es.gov.br/default.asp?pagina=17307

 

Fonte: Adufes