Assembleia aponta para a mobilização e fortalecimento da categoria

Durante a Assembleia Geral realizada na tarde da última quarta-feira, os/as professores/as decidiram votar o indicativo de greve na próxima assembleia da categoria, que será realizada no dia 24, quinta-feira, às 16 horas, na sede da Adufes, em Goiabeiras/Vitória. É importante que a categoria participe e fortaleça a mobilização! 

A plenária também aprovou a continuidade do processo de mobilização com a realização de novas visitas nos centros pela Diretoria e pelo Conselho de Representantes. A rodada de reuniões deliberada em Assembleia pontuou, ainda, a atualização da pauta interna na Adufes e a construção de materiais que destaquem os motivos que podem levar a categoria a paralisar as atividades. Além disso, os docentes aprovaram uma moção de apoio a greve dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação – Sintufes/Fasubra.

Na atividade, a diretoria da Adufes apresentou um balanço sobre as reuniões nos centros.Nos dias 2, 4, 7 e 8 de abril a Adufes realizou as primeiras reuniões de uma série de encontros de mobilização que tem por objetivo discutir as pautas de reivindicação da categoria, além de recolher informações mais precisas sobre as necessidades de cada centro”, disse o presidente da Adufes Edson Cardoso.

As principais reclamações dos docentes diz respeito à infraestrutura, às condições de trabalho e à gestão de recursos da universidade. De acordo com Edson, parte dos apontamentos dos docentes farão parte da pauta interna e, a outra parte, que envolvem a carreira, a data-base e melhores condições de trabalho serão incorporadas a luta nacional, pautadas pelo Andes-SN junto a Secretaria Nacional de Ensino Superior (SESU/MEC).

Pauta da categoria. A pauta de reivindicações dos/as docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFE) foi protocolada pelo Sindicato Nacional no final de fevereiro de 2014.  “Após 14 meses suspensão da greve o sindicato vem tentando retomar as discussões com o MEC, mas até o momento não houve sinalização efetiva sobre as reivindicações da categoria”, disse a Secretaria Geral da Adufes Cenira Andrade de Oliveira. 

Faz parte da pauta dos/as docentes das IFE os seguintes eixos: condições de trabalho, reestruturação da carreira, valorização salarial de ativos e aposentados e respeito à autonomia universitária. No âmbito da Campanha Unificada dos Servidores Públicos a pauta que também já foi protocolada inclui a definição de data-base (1º de maio), política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações, cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados, contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores, paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas e antecipação para 2014 da parcela de reajustes de 2015.

“É preciso que haja muita pressão e mobilização nacional da categoria para que o SESU/MEC pelo menos abra uma rodada de negociação. Não queremos uma carreira desvalorizada e sem atrativos. Esses serão os possíveis motivos que nos farão entrar novamente no movimento paredista”, defendeu Cenira. 

Adufes aprova Moção de apoio à greve dos Servidores Técnico-admnistrativos em Educação da Ufes.

Nós, docentes da Universidade Federal do Espírito Santo, reunidos em Assembleia Geral Ordinária da Adufes, Seção Sindical do Andes – Sindicato Nacional, manifestamos incondicional apoio à greve nacional dos servidores técnico-administrativos em educação iniciada em 17 de março de 2014. Reconhecemos a legitimidade da pauta de reivindicações da categoria e das táticas de luta deliberadas democraticamente nas assembleias do movimento paredista.

Manifestamos, ainda, total repúdio à intransigência da Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo e da Superintendência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que, numa clara postura de ataque ao Direito de Greve dos servidores públicos federais, vêm tentando enfraquecer a luta da categoria por meio da criminalização do movimento e da judicialização da greve.

 Exigimos suspensão do recurso de agravo contra a greve dos servidores impetrado pela Universidade, imediata abertura de negociações em nível local e nacional e cumprimento dos acordos outrora firmados pelo Governo e pelas administrações locais com a categoria, no sentido de reconhecer e garantir os direitos dos servidores e a urgente necessidade de melhoria dos serviços públicos nas áreas da Educação e da Saúde.

Vitória, 09 de abril de 2014.

Fonte: Adufes