Docentes da Ufes discutem retomada da greve de 2012

Na quarta-feira (09), a categoria realiza assembleia geral para avaliar e deliberar caminhos de mobilização e luta. A plenária será às 16 horas, na sede da Adufes, em Vitória.

A pauta da assembleia inclui a retomada da greve, suspensa em 2012, além de outras estratégias de luta e de mobilização. A categoria, desta forma, começa a se preparar para mais um ano de embates com o governo federal em torno da pauta de reivindicações que inclui a reestruturação da carreira, valorização salarial, condições de trabalho e garantia da autonomia universitária.

A iniciativa também se insere na campanha salarial conjunta 2014 dos servidores públicos federais. No setor da educação, os técnicos administrativos das universidades já estão em greve desde o mês passado. Ao movimento paredista, puxado pela Fasubra (Federação) se juntará os servidores e professores dos institutos federais. Liderada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (Sinasefe), a categoria entra em greve geral a partir de 21/04.

Assembleia Adufes. “Esperamos uma boa participação dos docentes na assembleia do próximo dia 09. É um ano complicado e teremos que lutar muito”, diz o presidente da Adufes, Edson Cardoso. Ele lembra que além da pauta nacional, os docentes precisam discutir e atualizar os pontos da pauta local. “Enfrentamos muitas dificuldades no dia a dia, como falta de pessoal e de infraestrutura, jornadas excessivas, insegurança, assédio, falta de democracia e de participação nas decisões que têm impacto direto sobre a comunidade acadêmica”, acrescenta Edson.

Conjuntura. Nos dias 29 e 30/03, representantes de 41 secções sindicais do Andes-SN estiveram reunidos acertando detalhes em torno do plano de lutas do setor das federais e ajustando o calendário de atividades. Além de um dia de paralisação no próximo dia 10/04, a categoria está se mobilizando para retomar a greve geral, para forçar o governo a negociar.

A secretária geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira, e o vice-presidente Rafael Vieira Teixeira, participaram do encontro das Ifes em Brasília. “Do balanço feito junto às seções sindicais, 12 já aprovaram indicativo de greve e as demais estão em processo de discussão, esse é o caso da Adufes”, diz a diretora Cenira Oliveira.

“Na assembleia de 09/04 vamos analisar a possibilidade de retomada da greve de 2012. Há muita disposição para a luta e é certo que a greve está sendo novamente construída em nível nacional”, afirma o vice-presidente da Adufes, Rafael Teixeira. As rodadas de assembleias nos estados seguem até dia 25/04.

Fonte: Adufes