Assembleia discute greve nacional para junho

Os/as professores/as das Instituições Federais de Ensino do Andes-SN (Ifes) decidiram por intensificar a mobilização e indicaram a deflagração de greve nacional por tempo indeterminado para o mês de junho.

A Adufes convida todos os/as docentes para Assembleia Geral que será realizada nesta sexta-feira, 06/06,, às 10 horas, no campus de Goiabeiras/Vitória. A atividade tem por objetivo debater e deliberar sobre a  greve nacional docente e outras estratégias de mobilização frente à enrolação do governo federal e às péssimas condições de trabalho e ensino. O indicativo foi aprovado na reunião das federais do Andes-SN, realizada no último final de semana em Brasília.

De acordo com relatório da reunião, a deliberação foi tomada com base na avaliação dos resultados das assembleias e vários dados de conjuntura, como a suspensão da reunião entre o Andes-SN e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, devido à dificuldade de agenda do secretário da Sesu/MEC, Paulo Speller. Outro ponto destacado no documento, durante as discussões, e que contribuiu para a decisão pelo indicativo de greve, foi os vários informes sobre a paralisação e suspensão das atividades em diversos campi por falta total de infraestrutura e condições de trabalho e ensino. 

 A Adufes lembra que o resultado desta plenária será apresentado na próxima reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Andes-SN, em Brasília, no dia 07/06. “Somente após avaliar os resultados da rodada nacional de assembleias das seções sindicais, é que os representantes das Ifes do Andes-SN poderão aprovar ou não a greve por tempo indeterminado para o mês de junho”, destaca o presidente da Adufes, Edson Cardoso. Ele explica ainda que, após o resultado desta reunião do setor, serão marcadas novas rodadas de assembleias com os professores/as.

A pauta de reivindicações foi protocolada no Ministério da Educação no dia 26/02. Quatro pontos são destaques:

Valorização salarial.É preciso reverter a situação de achatamento dos salários corroídos ano a ano pela inflação. Levantamento do Dieese aponta que o reajuste conquistado pela última greve e parcelado até 2015 não recompõe o poder de compra e muito menos reflete em ganhos reais.

Reestruturação da carreira. O governo não assegura em lei os parâmetros necessários para constituição de direitos em longo prazo. A composição remuneratória é simplesmente remetida para tabelas anexas, nas quais aparecem apenas valores nominais, sem piso, sem devolução, sem relação entre regimes de trabalho e titulações.  A retribuição por titulação foi retirada do corpo do vencimento. O governo descumpriu os prazos firmados no acordo de 2011, não enfrentou o problema da reestruturação da carreira e desrespeitou a posição de todas assembleias gerais durante a greve de 2012. Em 2013, prometeu que traria à mesa informações concretas o espaço existente para negociar com o Andes, mas protelou e se esquivou de uma resposta.


Condições de trabalho. O quadro vivenciado nas instituições federais de ensino é de estado de abandono e precarização gerado pela expansão desordenada das ife, por programas como o reuni. Denúncias de assédio moral, falta de insumos básicos para o trabalho, laboratórios, obras inacabadas, são algumas situações assustadoras.

Garantia de autonomia. O governo mantém o discurso da defesa da autonomia, mas na prática cria uma série de mecanismos por meio de decretos, portarias, instruções normativas e projetos de lei que limitam a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, atestando contra o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: Adufes