Espaço de Unidade de Ação lança vídeo para divulgar mobilizações na Copa


Organizar as diferentes categorias sindicais, estudantes e movimentos sociais para as grandes mobilizações, que serão realizadas no Brasil durante a Copa do Mundo, foi o grande objetivo do Encontro do Espaço de Unidade de Ação, realizado em março na cidade de São Paulo. Mais de dois mil participantes decidiram dar início à Jornada de Mobilizações “Na Copa vai ter Luta”, no dia 12 de Junho, acompanhando as grandes manifestações populares que já estão acontecendo em diversas cidades do país. Já no último dia 15, as entidades que compõem o Espaço Unidade de Ação integraram as manifestações que marcaram o 15M – Dia Internacional Contra as Remoções da Copa.
 
Como já antecipou o 15M, da data de abertura do mundial de futebol, e todo o calendário dos jogos, será marcada pela unificação das lutas políticas que despontarão pelo país. Os gastos públicos abusivos destinados pelos governos federal e estaduais às obras do megaevento, para a construção de estádios e infraestrutura, serão parte central dos protestos. Mais investimento para saúde pública, educação pública, transporte público e reforma agrária, e também a não criminalização dos movimentos sociais, são as principais bandeiras dos protestos populares, como apresentado no vídeo.

Os links com duas versões do material – uma para disseminação nas redes sociais e outra para exibição nos eventos regionais – foram enviados para as Seções Sindicais do ANDES-SN através da Circular 092/2014.
 
Em meio às greves e mobilizações de docentes, servidores, trabalhadores da cidade, do campo e do movimento popular, o Brasil sairá às ruas. 

Confira a agenda de mobilizações aprovada no Encontro do Espaço de Unidade de Ação:
– 12 de junho – Abertura da Jornada de Mobilizações “NA COPA VAI TER LUTA”, com grandes mobilizações populares em todas as grandes cidades do país.
– Período dos jogos da Copa: realização de manifestações nos estados conforme definição dos encontros e plenárias estaduais.
– 15 e 16 de julho – Mobilizações contra a Cúpula dos BRICS (Fortaleza).
– 1º a 7 de setembro – Semana da Pátria e Grito dos/as Excluídos/as, com o lema: “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”.

Fonte: ANDES-SN