Quinta, 05: GTs da Adufes realizam reunião ampliada

Buscando ativar os 11 Grupos de Trabalho (GT’s) locais, a Adufes realiza nesta quinta-feira, 05/06, em Vitória, a primeira reunião ampliada dos coletivos que compõem o movimento sindical na Ufes.  O encontro será na sede do sindicato, às 15h, na sala de reuniões da entidade (campus de Goiabeiras/Ufes).

Abertos à participação de todos os professores (as) da ativa e aposentados, os GT’s são espaços de formulação coletiva e, inclusive, ajudam a orientar as ações políticas do Sindicato.Os GT’s constituem fóruns de discussão, não deliberativos, do Andes (Sindicato Nacional) e das seções sindicais. A eles podem se integrar todos os docentes sindicalizados, interessados nos temas pertinentes a cada grupo”, lembra a secretária geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira, ressaltando em seguida que esses espaços debatem e realizam ações sobre os mais variados temas. “São assuntos de relevância social e que visam também formar e mobilizar a categoria”, completa.

Temas inadiáveis como carreira docente, Funpresp, estágio probatório, progressão funcional e condições de trabalho estão na ordem do dia dos GT’s. “Esperamos trazer mais e mais sindicalizados para esses fóruns que fomentam debates locais importantes e, ainda, que afetam a vida dos trabalhadores (as) em geral e, mais especificamente, dos professores (as)”, diz Cenira.

Cada GT tem uma temática própria, mas isso não impede que os (as) professores (as) associados (as) possam participar de um ou mais grupo. Alguns GT’s possuem temáticas que são transversais aos demais, portanto é escolher um ou mais tema de interesse e participar das reuniões e das ações deliberadas. O apoio do sindicato às atividades virá das mais variadas formas: apoio material, técnico e de assessoramento. As reuniões serão divulgadas com antecedência, então tod@s podem tentar se organizar para participar.

Na reunião ampliada do próximo dia 05/06 será definido calendário de atividades e metodologia de trabalho.  Muitos docentes que já fizeram parte dos GT’s da Adufes já confirmaram interesse em integrar os grupos. Compareçam e convidem seus/suas colegas! Participem!

 

GT Etnia,Gênero e Classe

 

GT Política Educacional

GT Política e Formação Sindical

GT Ciência e Tecnologia

GT Comunicação e Arte

GT História do Movimento Docente

GT Carreira

GT Verbas

GT Política Agrária e Meio Ambiente

GT Fundações

GT Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria

 

Fonte: Adufes