Movimento da Luta Antimanicomial realiza atividade na Praia de Camburi neste domingo, 18

Ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por uma sociedade sem manicômios e contra as políticas de internação compulsórias – são itens que fazem parte da pauta do movimento.

A Praia de Camburi, em Vitória, foi o local escolhido para o evento na capital capixaba, a ser realizado neste domingo (18). Uma tenda será montada na praia – em frente Hotel e Restaurante Portomare -, entre as 8 e às 12 horas. Profissionais da área e saúde, usuários, familiares e integrantes do Movimento contra o modelo de atenção hospitalocêntrica vão à rua para lembrar os avanços e desafios da Reforma Psiquiátrica.

Durante o evento, serão apresentadas diversas atividades culturais pelo Projeto Boca a Boca, pelo Instituto Tamo Junto e pelo grupo Kilombo Groove. O bloco Que Loucura, que integra estudantes da Ufes e usuários dos serviços de saúde mental, irão levar para orla a pauta da luta antimanicomial e a defesa da saúde pública.

Com um repertório próprio, baseado em canções populares da música brasileira, o bloco pretende chamar a atenção para a situação dos maus tratos, mortes em instituições asilares que ainda funcionam no Espírito Santo. Caso da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, e o HEAC (antigo Hospital Adalto Botelho, em Cariacica). O bloco também fará críticas ao Programa do Governo do Estado denominado de “Rede Abraço”, considerado como um projeto eleitoreiro e que facilita internações de usuários de drogas em comunidades terapêuticas, em detrimento a outras formas de atendimento previstas em lei.

De acordo com a estudante do curso de psicologia da Ufes e integrante do Núcleo Estadual da luta Antimanicomial, Carolina Mascarenhas, o movimento pretende discutir com a sociedade a pauta da luta antimanicomial. “Queremos debater a violência de Estado, os encarceramentos e as privações de liberdade através do manicômio e de outras instituições asilares com toda sociedade civil e fortalecer o movimento de resistência”, destacou Carolina.

Leia aqui o folder do evento.

Serviço

Luta Antimanicomial

Local: Praia de Camburi (frente Hotel e Restaurante Portomare)

Data: domingo (18)

Horário: das 8 às 12 horas

Fonte: Adufes