Os professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) decidiram que vão cruzar os braços por 24 horas na próxima quarta-feira, 21, com ato público no mesmo dia na praça central da cidade de Alegre. A concentração para o ato será em frente a quadra de esportes do CCA, a partir de 9 horas.
A decisão de aderir à paralisação nacional foi tomada nessa terça-feira,13, durante reunião setorial da Adufes que contou com a participação de mais de 70 professores, na quadra de esportes do CCA. A reunião contou com a presença do presidente da Adufes, Edson Cardoso. Os diretores da Adufes, Aureo Banhos e Odiléa Dessaune, e os conselheiros, Adriana Madeira e Hugo Gonçalves, ajudaram a coordenar os trabalhos.
Paralisação dia 21/05. A ação segue calendário de luta do Sindicato Nacional (Andes-SN) que orienta a categoria a parar em 21/05 para pressionar o MEC a negociar a pauta de reivindicações docente. Neste dia está programada uma reunião de negociação com o Ministério da Educação (MEC). “Até o momento, com a orientação de que as seções sindicais realizem assembleias locais para debater a possibilidade de uma greve nacional, o Andes-SN já conseguiu arrancar do governo a formalização de um acordo sobre pontos da carreira” ressaltou Edson Cardoso.
Durante a atividade, os professores expressaram preocupação com o plano de carreira criado pelo governo federal e criticaram duramente as más condições de trabalho no campus de Alegre. Discutiram ainda a minuta de resolução que trata da progressão e promoção na Ufes e que será votada pelo CEPE nos próximos dias. “Formamos uma comissão bem representativa, com professores todos os departamentos do CCA, que vai analisar essa minuta e enviar a sugestões para o sindicato até o próximo dia 23”, afirma o diretor Aureo Banhos.
Condições de trabalho. Outros pontos bem discutidos foram a falta de infraestrutura adequada para as pesquisas e ensino, o desconforto das salas de aulas, o número reduzido de docentes e técnicos e a falta de estacionamento na unidade. A limpeza do campus também esteve em pauta. Além de banheiros imundos, sem água, papel, portas e tampa nos sanitários, existem salas que servem de abrigo para cães de rua que andam livremente pelo campus. Uma professora chegou a relatar que encontrou pulga dentro do auditório do CCA.
Fonte: Adufes