Professores do Centro de Ciências Agrárias aprovam paralisação por 24 horas no dia 21

Os professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) decidiram que vão cruzar os braços por 24 horas na próxima quarta-feira, 21, com ato público no mesmo dia na praça central da cidade de Alegre. A concentração para o ato será em frente a quadra de esportes do CCA, a partir de 9 horas. 

A decisão de aderir à paralisação nacional foi tomada nessa terça-feira,13, durante reunião setorial da Adufes que contou com a participação de mais de 70 professores, na quadra de esportes do CCA. A reunião contou com a presença do presidente da Adufes, Edson Cardoso. Os diretores da Adufes, Aureo Banhos e Odiléa Dessaune, e os conselheiros, Adriana Madeira e Hugo Gonçalves, ajudaram a coordenar os trabalhos.

setorial alegre 2Paralisação dia 21/05. A ação segue calendário de luta do Sindicato Nacional (Andes-SN) que orienta a categoria a parar em 21/05 para pressionar o MEC a negociar a pauta de reivindicações docente. Neste dia está programada uma reunião de negociação com o Ministério da Educação (MEC). “Até o momento, com a orientação de que as seções sindicais realizem assembleias locais para debater a possibilidade de uma greve nacional, o Andes-SN já conseguiu arrancar do governo a formalização de um acordo sobre pontos da carreira” ressaltou Edson Cardoso.

Durante a atividade, os professores expressaram preocupação com o plano de carreira criado pelo governo federal e criticaram duramente as más condições de trabalho no campus de Alegre. Discutiram ainda a minuta de resolução que trata da progressão e promoção na Ufes e que será votada pelo CEPE nos próximos dias. “Formamos uma comissão bem representativa, com professores todos os departamentos do CCA, que vai analisar essa minuta e enviar a sugestões para o sindicato até o próximo dia 23”, afirma o diretor Aureo Banhos.

Condições de trabalho.  Outros pontos bem discutidos foram a falta de infraestrutura adequada para as pesquisas e ensino, o desconforto das salas de aulas, o número reduzido de docentes e técnicos e a falta de estacionamento na unidade. A limpeza do campus também esteve em pauta. Além de banheiros imundos, sem água, papel, portas e tampa nos sanitários, existem salas que servem de abrigo para cães de rua que andam livremente pelo campus. Uma professora chegou a relatar que encontrou pulga dentro do auditório do CCA.

Veja as fotos da reunião.

Fonte: Adufes