CSP-Conlutas comemora 4 anos de organização e lutas

 Na última sexta-feira (6), a Central Sindical e Popular Conlutas – CSP-Conlutas – completou quatro anos como entidade de referência de luta da classe trabalhadora. Criada com o objetivo de unificar os setores sindical, popular e estudantil, a Central foi fundada durante o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) em 2010, em Santos (SP), com a participação de mais de 4 mil representantes de movimentos sindicais e populares de todo o país.
 
Desde sua criação, a CSP-Conlutas tem protagonizado importantes lutas na defesa dos direitos dos trabalhadores, com a realização de atos, atividades e campanhas por todo o país, intensificadas a partir do ano passado. “É extremamente importante comemorar os quatro anos da CSP-Conlutas em um momento de grandes mobilizações e lutas no país, e no momento em que a classe trabalhadora está retomando o protagonismo das lutas sociais. A CSP-Conlutas, dentro das suas limitações e da sua capacidade, tem estado junto, ao longo desses quatro anos, em todos os processos de luta, de organização dos movimentos sociais e do movimento sindical, acreditando na capacidade da classe trabalhadora em desbloquear os entraves existentes nessas lutas”, afirma o 2º secretário e encarregado de Relações Sindicais do ANDES-SN, Paulo Rizzo, também representante do Sindicato Nacional na Secretaria-Executiva Nacional da CSP-Conlutas.
 
Rizzo ressalta que a Central tem acertado no método de ação, de buscar a todo o momento ampliar forças, congregar outras organizações, e na unidade de ação com diversos outros movimentos e segmentos das outras centrais. “O processo da construção do Espaço de Unidade de Ação, que realizou grandes mobilizações no ano passado e que conseguiu fazer um importante encontro em março deste ano unificando a perspectiva em torno da jornada ‘Na Copa Vai Ter Luta!’ foi extremamente importante”, avalia.
 
Para o próximo período, o diretor do Sindicato Nacional acredita ser necessário fortalecer ainda mais a Central e continuar o processo da classe trabalhadora de busca por uma organização ampla, forte e independente. “Os desafios da classe, de lutas pelas suas reivindicações, pela defesa das suas necessidades, da saúde, educação, salário e emprego serão destaques no próximo período, tendo em vista que os efeitos da crise econômica estão se fazendo presentes no Brasil”, prevê. 
 
“Para os professores e para o ANDES-SN – entidade importante do país que representa um segmento importante, dos docentes das instituições de ensino superior – só temos ganhado com essa articulação com a classe trabalhadora. Não há perspectiva de termos uma educação pública, gratuita e de qualidade no país sem o processo de luta que envolva todos os segmentos da sociedade, haja vista a recente aprovação pelo Senado da destinação de verbas públicas para as instituições privadas. Ou seja, na saúde, na educação, e em todas as políticas públicas, nós vamos continuar lutando para ter o atendimento das demandas sociais disputando os recursos públicos do Estado”, conclui Rizzo.
 
Reunião prepara Central para lutas na Copa do Mundo.
A reunião da Coordenação Nacional, que começou na sexta-feira (6) e terminou no domingo, 08,, serviu para preparar a CSP-Conlutas para atuar nos estados no período da Copa do Mundo, nas greves e mobilizações por categorias e nas manifestações contra os gastos da Copa. 

A mesa de debates sobre conjuntura, que discutiu a situação nacional e a preparação das mobilizações, contou com a participação de Maria Lúcia Fatorelli, da Auditoria Cidadã, e de Daniel Romero, do Ilaese (Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos). O encontro também debateu sobre os 50 anos do golpe militar, vinculado à questão da criminalização dos ativistas e entidades, e sobre o Encontro Nacional de Educação (ENE), que será realizado em agosto, no Rio de Janeiro.
 
No sábado (7), a discussão foi em torno da organização da Central diante da expansão do trabalho entre os assalariados rurais e agricultores familiares, a aproximação de novos setores políticos, a situação legal da CSP-Conlutas e outros temas pertinentes à organização. Também houve prestação de contas e reuniões dos diversos setoriais, No domingo (8), foram apresentadas as propostas dos setoriais para votação e aprovação das resoluções e moções.
 
Boletim
O Boletim 26 da Secretaria Executiva Nacional (SEN) da CSP-Conlutas comemora os quatro anos da Central Sindical e Popular e traz também informações sobre os preparativos para a jornada Na Copa Vai Ter Luta! e sobre a reunião deste fim de semana, com representantes das entidades que compõem a Central. 
 
Confira aqui o boletim

Fonte: ANDES-SN (com edição da Adufes)