Edição do Fique Por Dentro: governo enrola, frusta professores e protela negociação

A distribuição do informativo mensal da Adufes “Fique Por Dentro” começou na segunda-feira (02/06), e boa parte dos professores já recebeu o jornal em suas residências. Quem ainda não teve acesso ao jornal pode antecipar a leitura acessando a versão eletrônica do Fique Por Dentro.  

ASSEMBLEIA GERAL DA ADUFES DIA 06 – em letras garrafais, o informativo lembra na página de capa que a categoria tem um compromisso importante nesta sexta-feira, 06. Às 10 horas, na sede do sindicato, os professores da Ufes se reúnem para debater e deliberar sobre o indicativo de greve nacional para junho.  

Injeção de ânimo– E a luta da categoria em torno da carreira é tema da entrevista com o 1º vice-presidente do Andes-SN, Luiz Henrique Schuch.  Na pág. 03, Schuch fala das perdas impostas pela Lei 12.772/2012 e conclui dizendo que “é preciso voltar a acreditar que a luta do conjunto da categoria é o caminho para obter conquistas”.

Na página 02, mais assuntos importante. “Diretor da Adufes responde sindicância por afixar faixa no Ceunes” e “Adufes exige transparência na prestação de contas da Fundação Ceciliano Abel de Almeida”. O primeiro caso aponta a prática de assédio moral e a conduta anti-sindical do diretor do Centro Norte do Espírito Santo (Ceunes) que abriu sindicância contra o diretor da Adufes, Raphael Góes Furtado, pelo fato do mesmo afixar na entrada do prédio uma faixa convocando a categoria para uma Assembleia Geral da Adufes.  “Não há nenhum dispositivo legal quanto a esse item (proibição) no Estatuto ou Regimento da Ufes”, informa Raphael.

FCAA é uma caixa preta. Ainda na pág. 02, o jornal Fique Por Dentro traz uma denúncia: de que existe uma “caixa preta” na Ufes chamada Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA) e que precisa ser passada a limpo. No texto, a diretoria da Adufes denuncia a falta de prestação de contas e exige uma auditoria no caixa da Fundação que, cada vez mais, tem se transformado em mero balcão de negócios e interesse particular dentro da universidade.

Lucros para alguns e miséria para a população – Este ano, a Copa do Mundo passou na frente das necessidades básicas, como educação e saúde. O Jornal Fique Por Dentro conversou com o professor do Departamento de Economia da Ufes, Helder Gomes, que fala – na pág. 04 – das violações, dos gastos exorbitantes e da repressão policial da Copa da FIFA.  

Terceirização e precarização na Ufes. Há outra matéria na pág. 04 mostrando a terceirização e precarização do trabalho na universidade, e que tem como protagonistas os trabalhadores da PH Service. Essa empresa decretou falência e abandonou o contrato com a Ufes sem pagar os salários e os direitos dos trabalhadores.  Sensibilizada com a situação de dezenas de mães e pais de família, a comunidade universitária abraçou uma campanha de ajuda emergencial aos trabalhadores. 

Não deixe de ler o jornal do seu sindicato. Você pode participar enviando sugestões de pautas para comunicacao@adufes.org.br

 

Fonte: Adufes