Planos Unimed sofrem reajustes este mês

 

A Adufes lembra aos associados que possuem plano de saúde Unimed que neste mês de julho entra em vigor o reajuste anual dos valores das mensalidades nos percentuais de  26,73% e 29,77% para Uniplan e Vitoriamed, respectivamente. O  boleto vence no próximo dia 10, data base do contrato firmado entre a operadora e o sindicato.

Os índices foram aprovados pela categoria em assembléia no último dia 13/06. O presidente da Adufes, professor Edson Cardoso, esclarece que a operadora rejeitou as duas contrapropostas apresentadas na mesa de negociaçao. Inicialmente  recusou 15% e depois disse não ao percentual de 20,05%.

“A Unimed não abriu mão dos 26,73% e dos 29,77%. Alegou que os contratos assinados com a Adufes estão desequilibrados financeiramente e abaixo da média de mercado. Alegou também que a judicialização dos contratos prejudicam qualquer negociação”, ressaltou Edson.

Os professores presentes na Assembléia reconheceram a dificuldade da categoria em manter o plano de saúde Unimed em decorrência das altas mensalidades, mas resolveram aceitar o índice proposto com a possibilidade de melhor acompanhamento do plano nos próximos anos. Vale ressaltar que a Unimed tem insistido em substituir o contrato atual, de valor único, pelo participativo. A diretoria do sindicato deixou claro que não aceitará alterações no contrato, mas lembrou a operadora do interesse da entidade em resolver no dialogo os litígios judiciais que perduram desde 2011. 

Contratação de perito. Os professores  foram informados que o sindicato  contratará  perito atuarial para realizar exame analítico no desempenho do plano.  O acompanhamento  subsidiará a diretoria ns negociações futuras acerca dos  reajustes e até mesmo no andamento das ações judiciais em curso.

O advogado da Adufes, Jerize Terciano, que esteve presente na plenária, fez um relato detalhado dos litígios judiciais que começaram em 2011, quando a operadora pediu reajuste de mais de 30% nas mensalidades. Diante das dificuldades de negociação, a Unimed ameaçou cancelar o contrato. Frente à iminência de perder os benefícios do plano de saúde, a Adufes entrou com ação na justiça, obtendo sentença liminar que garantiu a manutenção do plano.

A atual diretoria da Adufes ressalta que não medirá esforços para garantir a manutenção dos dois planos de saúde (Vitoriamed e Uniplan), bem como a aplicação sempre de índices de reajuste em patamares aceitáveis nos contratos. “Vamos nos empenhar para evitar novos litígios e garantir a diminuição do desequilíbrio financeiro, alegado pela Unimed, até o final de 2015”, ressalta o presidente da Adufes, Edson Cardoso.

Fonte: Adufes