Prazo de inscrição para Encontro Nacional de Educação encerra nesta quarta (30)

Rio de Janeiro sediará o Encontro que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto. Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública marcará abertura do ENE

O prazo para as inscrições do Encontro Nacional de Educação (ENE), que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 10 de agosto, encerra nesta quarta-feira (30). A atividade reunirá professores, estudantes, técnico-administrativos em educação e militantes de diversos movimentos sociais e populares que darão um novo ponto de partida para a unificação das lutas dos movimentos sindicais, sociais e populares em defesa da educação pública.

Para se inscrever, é preciso preencher formulário CLIQUE AQUI e efetuar o pagamento, por meio de depósito identificado na conta corrente 26.826-7, da agência 2883-5, do Banco do Brasil. Os valores são de R$ 30 por pessoa e R$ 5 para militantes de movimentos populares. Outras informações estão disponíveis no blog do ENE.

Por meio de grandes debates sobre os rumos da educação do país, o ENE também terá como desafio dar encaminhamento às discussões acerca da elaboração de uma proposta alternativa para a educação brasileira, em contraponto ao Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 26 de junho deste ano, que tem como marca a privatização das políticas educacionais. Tal proposta deverá preservar os princípios do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira – elaborado ao final da década de 90 -, garantindo a universalização do direito ao conhecimento, à cultura e à ciência; a ampliação dos recursos para a educação pública; a valorização do professor, entre outros.

A abertura do ENE será marcada pela Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, que será realizada a partir das 16h30 do dia 8, sexta-feira, com concentração na Candelária, centro do Rio de Janeiro. 

Eixos centrais
O Encontro Nacional de Educação defende o financiamento da educação pública; a democratização da educação; o acesso e permanência; o passe livre e transporte público.
O ENE é contra a privatização e mercantilização da educação das creches à pós-graduação; a precarização as atividades dos trabalhadores da educação e a avaliação meritocrática na educação.

“Os eixos centrais do ENE foram construídos a partir da nossa pauta de lutas históricas em defesa de uma educação pública, de qualidade, laica, onde defendemos o financiamento público para a educação pública, a democratização da educação, políticas de acesso e permanência nas escolas de todos os níveis, passe livre e transporte público; e lutamos contra a privatização e mercantilização da educação, das creches a pós-graduação, a precarização das atividades dos trabalhadores da educação e a avaliação meritocrática na educação”, explica a diretora do ANDES-SN, Elizabeth Barbosa, uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Política Educacional do Sindicato Nacional (GTPE).

Etapas Preparatórias
Desde o início do ano, as entidades que promovem o ENE vêm realizando etapas regionais, estaduais ou municipais preparatórias, que tiveram como objetivo promover a discussão ampliada sobre a educação pública e os eixos propostos pelo Encontro, e sistematizar as questões locais para fomentar os debates durante o ENE.

Organização
O Encontro é organizado pelo Comitê Executivo Nacional da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!, que reúne entidades como o ANDES-SN, a CSP-Conlutas, o Sinasefe, Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (Anel), a Oposição de Esquerda da União nacional dos Estudantes (UNE), a Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (EXNEEF), entre outras entidades e movimentos sociais.

Programação do Encontro Nacional de Educação:  http://goo.gl/a4zQvX

8/8 – sexta-feira – 16h30 – Ato de Abertura: Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública na Candelária – da Candelária à Cinelândia;

9/8 – sábado – 8h30 – Mesa Conjuntura, lutas sociais e educação;

14h – Grupos de Discussão (I – financiamento; II – democratização da educação; III – transporte, passe livre; IV – privatização, mercantilização; V – avaliação e meritocracia; VI – precarização das condições de trabalho; VII – acesso e permanência)

10/8 – domingo – 8h30 – Plenária Final

Local: Clube Municipal Tijuca – Rua Haddock Lobo, 359 – Rio de Janeiro

Leia mais:

– Etapas regionais marcam preparação para o Encontro Nacional de Educação

Fonte: ANDES-SN