59º Conad atualiza plano geral de lutas do ANDES-SN

Seminário Nacional deve aprofundar debate sobre questões organizativas do Sindicato

Nove Textos de Resolução (TR) foram aprovados durante plenária que debateu e deliberou sobre o Tema II – Avaliação e Atualização dos Planos de Lutas: Educação, Direitos e Organização dos Trabalhadores. Diversos debates foram travados, um deles sobre os desafios organizacionais do Sindicato Nacional diante das mudanças provocadas nos locais de trabalho pela expansão das universidades, via implantação de multicampi, do ensino à distância e precarização das condições de trabalho.

Para aprofundar sobre possíveis mudanças estatutárias que permitam o enfrentamento dessa nova realidade, os delegados aprovaram a realização do Seminário Nacional sobre a estrutura organizativa do ANDES-SN, nos termos definidos pelo 33º Congresso (realizado em São Luís – MA). O encontro acontecerá nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro. Os textos preparatórios do Seminário comporão um caderno de textos. A data limite para envio de contribuições é 9 de outubro.

“A realização desse seminário, para esse período, é muito importante, porque a vai subsidiar exatamente a diretoria e as seções sindicais para apresentar possíveis mudanças estatutárias, inclusive para o ANDES-SN permanecer firme nos propósitos de organização pela base e como representante do conjunto dos trabalhadores docentes das Instituições de Ensino Superior”, avaliou Andre Guimarães, 1º vice-presidente da Regional Norte II, que dirigiu a mesa da plenária.

O diretor do ANDES-SN destacou ainda que, no âmbito das políticas educacionais, a plenária deliberou por um plano de lutas que dá continuidade ao trabalho que a entidade vêm construindo no último período e que culminou na realização do Encontro Nacional de Educação (ENE), em agosto no Rio de Janeiro. “Aprovamos para dentro do movimento docente do ANDES-SN e também para a articulação com outras entidades os encaminhamentos tirados no ENE”, comentou.

A plenária debateu e aprovou ainda planos de lutas relacionados à Ciência e Tecnologia, no sentido de fortalecer o enfrentamento ao processo de privatização nesse setor, aprofundar o debate em relação aos direitos dos povos originários. Os delegados aprovaram a planilha para a realização, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, do Seminário Nacional sobre os Povos Indígenas.

Em relação ao tema de Seguridade Social e Assuntos de aposentadoria, os delegados avançaram na atualização do plano de lutas, em especial no enfrentamento da Ebserh e outras formas de privatização da previdência social em geral, mas também a luta pela aprovação da PEC 555 que beneficia diretamente os docentes aposentados.

Outra definição do 59º Conad foi a de deflagração de uma campanha nacional de divulgação do endividamento e pauperização dos trabalhadores, inclusive dos professores das IES. Foi, inclusive, denunciada a utilização de dados do Siape dos professores por financiadoras de crédito.

“Eu tenho clareza que o conjunto dos textos aprovados expressa o desejo da base do ANDES-SN e faz a atualização do plano de lutas aprovado no 33º Congresso e também municia a gente a fazer o enfrentamento necessário até o 34º Congresso nessas diferentes políticas e diferentes campos”, avaliou Guimarães.