Delegação da Adufes participa do 59º Conad do Andes-SN

Composta pelo presidente, Edson Pereira Cardoso, pela secretária geral do sindicato, Cenira Andrade de Oliveira, e pelos professores José Antônio da Rocha Pinto e Francisco Mauri de Oliveira, a comitiva fica em Aracaju (SE) até domingo, 24, quando se encerram as atividades do 59º Conselho Nacional do Andes – Conad. O evento é anual e reúne delegados de todas as seções sindicais do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Instância deliberativa intermediária, o 59º Conad tem o objetivo de atualizar o Plano de Lutas aprovado no Congresso Nacional da categoria e também exerce a função de Conselho Fiscal do Sindicato Nacional. Durante o encontro, relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias são examinadas e aprovadas. 

Posse. Durante a plenária de abertura foi realizada a posse da nova diretoria que estará à frente do ANDES-SN nos próximos dois anos.  “É um momento de renovação do sindicato Nacional, com novos militantes na direção de uma entidade que se destaca por ser combativa a todas as formas de desestruturação das universidades”, diz o presidente da Adufes, Edson Cardoso.

A programação do 59º CONAD está sendo marcada por plenárias e grupos de discussões sobre a conjuntura, o movimento docente, avaliação e atualização do plano de lutas do Sindicato Nacional aprovado para 2014, a partir do tema central “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública” e questões organizativas e financeiras.

“O 59º Conad realiza-se em meio a uma forte mobilização da educação federal e também de universidades estaduais – USP e UERJ”, lembra  a secretária geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira, informando que a nova diretoria do Andes-SN assumiu o compromisso de dar curso à condução do plano de lutas da categoria que foi aprovado pelo 33º Congresso  e que está sendo atualizado agora pelo Conad. 

Leia ainda:
Emoção e posse da nova diretoria do ANDES-SN marcam abertura do 59º Conad 

Edição 54 da revista Universidade e Sociedade é lançada na abertura do 59º Conad 


Fonte: Adufes