Progressão na carreira será novamente discutida pelo Cepe no dia 28

A legislação, que dispõe sobre a estruturação do plano de carreiras e cargos do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), exige regulamentação interna às instituições quanto às normas de progressão e promoção. Por isso, mais uma vez, o assunto será pautado em sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), marcada para o dia 28, às 9 horas.

De acordo com a diretoria da Adufes, a minuta encaminhada ao plenário mantém distorções criadas pela lei de carreira docente e sistema de pontuação para avaliação de desempenho e não contempla as principais reivindicações da categoria. O documento que passará pela terceira avaliação da plenária está sendo elaborado pela Comissão de Política Docente (CPD) do Cepe.

“Na essência, o projeto não considera a progressão um direito do professor/a, amplia a concepção meritocrática e concorrencial, e não resolve a burocracia imposta ao sistema de progressão funcional”, critica o vice-presidente da Adufes Rafael Vieira Teixeira.

De acordo com ele, finalizada a elaboração do material sobre a progressão e promoção dos professores/as, o sindicato voltará a estudar o documento e fará nova avaliação com a categoria.

Debate. Adufes estimulou os/as professores/as, desde o início, para que o debate sobre a minuta fosse travado de maneira a alcançar o maior número de docentes da universidade. A diretoria da Adufes elaborou, inclusive, um encarte especial sobre o documento que trata da progressão e promoção na carreira na Ufes. O material foi feito com base nos relatos dos/as professores/as durante as reuniões setoriais da entidade.  

Fonte: Adufes