Adufes promove debate sobre Resistência Popular na América Latina nesta sexta-feira

A Adufes realizará sexta-feira (26), encontro para debater a Resistência Popular na América Latina. A atividade ocorrerá na sede do sindicato, no campus Goiabeiras/Ufes, em Vitória.  Terá como palestrante Francisco Santiago Navarro que é membro da Karama-DA (Difusão Alternativa) e integrante da Agência Autônoma de Comunicación Subversiones. O evento cujo início será às  14 horas, contará ainda com a participação do professor do Departamento de História da Ufes, Antônio Carlos Amador Gil.

A atividade tem por objetivo dar visibilidade aos processos de resistência desencadeados pelas comunidades indígenas e camponesas da América Latina. Durante o evento, Francisco Santiago irá apresentar vídeos sobre a resistência e ação social coletiva dada por grupos indígenas em resposta a invasões dos territórios. Nesse contexto, o debate irá permear ainda como o uso da mídia alternativa pode contribuir para a organização política.

Outro propósito do debate é articular as experiências dos grupos latinos com os processos de enfrentamento e resistência capixaba, frente à construção de projetos desenvolvimentistas em comunidades tradicionais do Espírito Santo.

“O modelo de desenvolvimento econômico no estado despreza o conhecimento dos povos e respeito pela natureza. Enfatizam os benefícios econômicos sobre o bem-estar de comunidades e sociedades tradicionais espalhadas por todo Espírito Santo. É preciso dar visibilidade e propiciar a resistência”, destaca o diretor da Adufes André Michelato.

Fonte: Adufes