Carta Aberta à comunidade acadêmica da Ufes

A ADUFES, após ouvir os Professores/as do Centro de Ciências Agrárias – CCA na última reunião ampliada da categoria, ocorrida em 15 de outubro de 2014 (Dia dos Professores), no município de Alegre (Sul do Estado), vem manifestar preocupação com a forma antidemocrática que está sendo conduzido o processo de reestruturação do CCA:

1.      Está sendo desconsiderado integralmente o trabalho realizado pela comissão criada pelo Conselho Departamental do CCA que, após consultar todos os Departamentos, propôs a divisão do CCA em dois Centros. Tal proposta de reestruturação foi aprovada por este mesmo Conselho e encaminhada ao Conselho Universitário. No entanto, até o momento, sem resposta formal.

2.      O trabalho da comissão anterior foi ignorado a partir da criação de uma nova comissão, pela Reitoria, para tratar do assunto.  Nesta comissão, os nomes dos membros foram indicados por técnicos-administrativos do CCA e encaminhados pela Direção para a Administração Central da UFES. Assim, os docentes e discentes foram excluídos da possibilidade de indicação de nomes de seus representantes.

3.      A nova comissão, constituída por três técnicos administrativos e três professores, não foi indicada pela Comunidade Acadêmica nem pelo Conselho Departamental do CCA, instância máxima consultiva e deliberativa do Centro.

4.      A nova proposta de reestruturação foi apoiada pela Reitoria e Direção do CCA e encaminhada para apreciação dos Departamentos. Destaca-se o pouco tempo disponibilizado aos Departamentos para sua discussão. A proposta foi encaminhada para os Departamentos em 08 de outubro para ser apreciada até dia 21 de outubro de 2014.

5.      A aprovação dessa proposta se constituirá em um retrocesso no processo de reestruturação do CCA, visto que a proposta anterior, na qual ficou definida a divisão do CCA em dois Centros, já havia sido aprovada pelo Conselho Departamental.

A ADUFES e os Conselheiros Representantes dos Docentes nos Conselhos Superiores reclamaram várias vezes junto à Administração Central da UFES sobre as péssimas condições de trabalho dos professores do CCA. Para os/as professores/as do CCA, a melhoria das condições de trabalho também deve passar por uma nova organização administrativa do CCA, de forma a atender aos anseios da Comunidade Acadêmica. Os/as professores/as desejam que as decisões acadêmicas e administrativas que afetam a vida da Comunidade no Centro fossem tomadas de forma democrática e transparente.

Discordamos da forma como o processo de reestruturação do CCA vem sendo conduzido. Chamamos a atenção para que a Comunidade Acadêmica participe de forma mais efetiva dessa discussão. Além disso, a ADUFES entende que qualquer mudança estatutária e regimental deve ser realizada por uma estatuinte formada por docentes, técnicos-administrativos e estudantes, e democraticamente estabelecida.

Vitória, 21 de outubro de 2014.

A Diretoria da ADUFES