Banda Dona Sebá agita festa dos professores/as em Alegre

A noite dessa quarta-feira foi especial para os docentes do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Alegre. A festa em comemoração ao Dia do Professor/a, realizada pela Adufes, ocorreu na casa de eventos Buffet Imperial.

A atração musical da noite – Banda Dona Sebá -, que é composta por professores, técnicos e alunos do CCA marcou a data com muita alegria e descontração. O grupo tocou  Rock and Roll nacional e internacional.

Na festa, o presidente e o diretor da Adufes, Edson Cardoso e Aureo Banhos, respectivamente, destacaram a responsabilidade do sindicato na definição das ações em defesa do projeto de educação pública, além de melhores condições de trabalho, carreira e salário. “Temos a tarefa de apontar as estratégias para melhor posicionamento dos/as professores/as, tanto na conquista de direitos como na organização sindical de nossas forças. Precisamos nos fortalecer e para isso a unidade é imprescindível”, disse Edson.

Veja aqui as fotos da Festa do Professor em Alegre.

reunio3 alegre15 10 14Docentes debatem condições de trabalho e carreira em reunião ampliada da Adufes. Antes da festa em comemoração ao Dia do Professor, a categoria se reuniu para discutir progressão e promoção na carreira, condições de trabalho e outros informes de interesse da categoria. A atividade ocorreu na sala 3 – prédio novo do CCA.O documento que irá regulamentará internamente a carreira não contempla as principais reivindicações da categoria”, destacou o professor Gilberto Brito, do Departamento de Química/Fisica do CCA.

De acordo com o professor, a minuta que está sendo discutida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) mantém distorções criadas pela Lei de Carreira Docente e sistema de pontuações para avaliação de desempenho. Para o diretor da Adufes, Aureo Banhos, o projeto não considera a progressão um direito do professor. “O documento amplia a concepção meritocrática e concorrencial e não resolve a burocracia imposta ao sistema de progressão funcional”, criticou.

Condições de trabalho. Assim como em outras instituições federais de ensino, o Centro de Ciências Agrárias enfrenta problemas como falta de estrutura, materiais e espaços inadequados. “Entre as graves consequências do processo de sucateamento da universidade estão a não realização das atividades previstas, a falta de valorização do profissional da educação e o adoecimento do/a professor/a”, relatou uma professora.

O presidente da Adufes destacou que todos os assuntos discutidos durante a reunião serão novamente pautados junto à reitoria. “Temos uma pauta externa em que o Andes-SN insistentemente apresenta ao governo algo comum ao setor das federais. Internamente, desde o início da gestão, estamos recorrendo à reitoria para que as demandas dos docentes sejam contempladas. Não daremos trégua, queremos melhores condições de trabalho e respeito”, ressaltou Edson.

Reestruturação do CCA. A restruturação do centro do CCA, que está sendo discutida por uma comissão indicada pela reitoria, foi duramente criticada. O sindicato defende que toda e qualquer mudança estatutária ou regimental seja feita por meio de um processo estatuinte.  “Precisamos discutir a estrutura da Ufes, mas esse processo deve envolver a Adufes, o Sintufes e o DCE que possuem acúmulo histórico no debate de gestão administrativa e acadêmica da universidade”, salientou Edson.

Assessoria Jurídica. O advogado da Adufes, Jerize Terciano de Almeida, assessorou os/as docentes nos assuntos sobre carreira, Funpresp e situação das doenças profissionais. A maioria dos atendimentos foi referente a andamentos dos processos de insalubridade e função gratificada.

Fonte: Adufes