Juventude negra realiza Marcha Contra o Extermínio amanhã, quinta-feira

Amanhã, Dia da Consciência Negra, quinta-feira (20), o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES realiza a VII Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, na capital capixaba.

A concentração será a partir das 08h, no início da Av. Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória/ES. O ato público será em frente ao Palácio Anchieta onde diversas organizações do movimento social e jovens terão a oportunidade de se manifestar ao microfone. Cruzes também serão fincadas em memória aos jovens negros assassinados no Espírito Santo este ano. 

Com o tema “Parem de nos matar!!” o Fórum pretende denunciar a ação ou omissão do Estado frente ao extermínio da juventude negra. A Coordenadora do FEJUNES, Silvana Ribeiro, comenta. “Pesquisa recente revela que a Polícia mata seis pessoas por dia no Brasil, ou seja, é a força repressora do Estado eliminando parte de sua população. Além disso, através da inexistência ou ineficácia das políticas, os Governos colaboram para manutenção deste quadro inaceitável de mortes do nosso povo”, destaca. 

A Marcha é realizada desde 2008 e faz parte da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, que desenvolve diversas ações com intuito de mobilizar jovens para o enfrentamento da violência e do racismo. São esperadas caravanas de diversas bairros da Grande Vitória e do interior.

Pautas como a desmilitarização da polícia; implementação da Lei Federal 10.639/03; fim da violência contra mulher;  garantias de acesso à justiça para juventude negra, dentre outras, serão reforçadas.

 Contra retrocessos no Plano Juventude Viva

Durante a Marcha o FEJUNES pretende denunciar alguns retrocessos do Plano Juventude Viva, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os municípios e o estado, que visa o enfrentar à violência contra a juventude negra.

 Dentre eles, o encerramento do projeto que garantia a presença de articuladores nos municípios responsáveis pela interlocução com gestores e sociedade civil. O projeto era realizado através de uma cooperação técnica entre FIOCRUZ e a Secretaria Nacional de Juventude e assegurava uma maior capilaridade do Plano nos territórios. Com o encerramento o Plano certamente será enfraquecido comprometendo a sua continuidade.

Fonte: FEJUNES