GTPFS realiza debate sobre as reflexões de Gramsci acerca de política e literatura

Momento de encontro e troca de experiência entre a comunidade acadêmica. Assim foi o debate seguido do lançamento de livro sobre Política e Literatura: Antonio Gramsci e a crítica italiana (Editora Alameda), da professora Daniela Mussi, do Departamento de Sociologia da Unicamp. As atividades ocorreram na noite de ontem (03), na sede da Adufes – campus de Goiabeiras -, em Vitória e fazem parte das ações do GT de Política e Formação Sindical da Adufes (GTPFS).

publicoNa palestra, Daniela explicou que de acordo com a sua pesquisa, Gramsci reencontra a literatura como um importante objeto do pensamento e estabelece de modo zeloso a unidade dessa reflexão com a análise histórica e a crítica política.  Ela também destacou que o centro das preocupações do filósofo italiano era compreender por que determinada literatura ou obra artística se torna popular, enquanto outras passam despercebidas. “O público não é meramente um receptor. A literatura que se torna popular, logo, é a obra em que o indivíduo, as “massas”, se vê representado por ela”, diz Daniela.

Senso comum. Para Antonio Gramsci o “senso comum” é um aglomerado de hábitos e expectativas, inconscientes ou semiconscientes na maior parte, que governam o dia-a-dia das pessoas. “A função dos intelectuais é contribuir para que seja reformado o senso comum”, salienta a autora de Política e Literatura.

Avaliação do evento. Para a estudante de pós-doutorado do Departamento de Ciências Sociais da Ufes, Livia Moraes, a palestra foi um importante processo de formação. “A iniciativa do GTPFS da Adufes estimula uma análise crítica da realidade, que envolve especialmente, política e literatura”, elogiou.  

Lançamento do livro. O livro Política e Literatura: Antonio Gramsci e a crítica italiana (Editora Alameda), da professora Daniela Mussi, foi lançado após o debate. 

Fonte: Adufes