Carreira docente em debate no 88º Encontro da Regional Leste

A atividade será nos dias 06 e 07 de fevereiro, na cidade de Ouro Preto (MG). A Adufes enviará representantes para o evento.

“A Lei 12.772/12 – Os impactos conceituais e financeiros da carreira docente” é o tema da mesa redonda que abrirá a programação do 88º Encontro da Regional Leste do Andes-SN, na próxima sexta-feira (06). O professor Amauri Fragoso, 1° tesoureiro doAndes-SN, e a professora Márcia de Almeida (Aspuv) apresentarão as perdas e a desestruturação da carreira docente ao longo dos anos.

Para Amauri, o governo fez diversas ações para descaracterizar a carreira docente que vem sofrendo perdas significativas nos últimos anos. Ele lembra que a categoria conquistou, em 1987, uma carreira que definia as competências da universidade, seus afazeres, sua progressão e aumento salarial.  Na avaliação de Amauri, era um plano estruturado, no qual o docente sabia quanto ia ganhar em sua carreira e até o final, ao se aposentar.  “Antes, o professor sabia da progressão vertical e horizontal e tinha uma lógica para garantir essa linha no contracheque. Em 2008, o salário passou a ser designado por uma tabela. A carreira hoje é uma anomalia, sem nenhuma lógica”, complementa.

A professora Márcia de Almeida apresentará os princípios que estruturam a carreira docente que o Andes-SN defende e que tem como referência os princípios aprovados pela base do sindicato.  Princípios que visam a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; a paridade entre ativos e aposentados; a isonomia; a vinculação a um plano nacional de capacitação docente; a unificação da carreira entre docentes do Ensino Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com a criação do cargo de Professor Federal, em 13 níveis e que possibilite todos e todas alcançarem o último nível. A proposta de carreira do Andes-SN também contempla o reenquadramento dos aposentados e a devida paridade de vencimentos.

Adufes no 88º Encontro. O presidente da Adufes, Edson Cardoso e os professores José Antônio da Rocha Pinto, Ricardo Roberto Behr e Temístoclesde Souza Luz participarão da atividade nos dias 06 e 07/02, na cidade de Ouro Preto (MG). Outra a integrar o grupo será a secretária geral do sindicato, Cenira Andrade de Oliveira, que irá como representante da Regional Leste.

“Nossa expectava é que tenhamos uma boa discussão do Caderno de Textos neste Encontro da Regional Leste e que possamos nos preparar para o Congresso do ANDES, em Brasília”, avalia o 1º vice-presidente da Regional Leste do Andes-SN, professor Antônio Libério. Para ele, a palestra sobre a carreira docente  será muito importante para os participantes.

Programação 88º Encontro da Regional Leste do Andes-SN

Dia 06/02 – Sexta-feira
18 h: Mesa redonda: “Lei 12.772/12 – Os Impactos Conceituais e financeiros da Carreira Docente – Prof. Amauri  Fragoso de Medeiros (ANDES-SN) e Prof.ª Márcia Cristina Fontes de Almeida (ASPUV)

 

Dia 07/02 – Sábado  – Início às 9 h (previsão término 18h)
·        Informes
·       Discussão do caderno de textos do 34º Congresso do ANDES-SN;
·        Outros assuntos.

 

Fonte: Adufes