“Precarização da formação e do trabalho do professor” em debate na Ufes

A palestra será nesta terça-feira (05/05), das 9 às 12 horas, no Cine Metrópoles, campus de Goiabeiras/Ufes. A entrada é franca.

O evento terá como convidado o professor Newton Duarte, do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O objetivo da atividade é discutir os desafios para tornar a formação de professores uma política de Estado vinculada ao trabalho docente e, portanto, que concebe o professor como trabalhador.  

De acordo com o docente Newton o neoliberalismo tem subordinado a formação e o trabalho docentes às demandas do mercado ou do “estilo acadêmico”. “Isento do debate crítico sobre o tipo de profissional que estamos formando em nossos cursos e sobre o tipo de condições institucionais, objetivas e subjetivas, temos encontrado nas universidades”, diz o docente.

Segundo ele, é preciso considerar elementos como a difusão de uma ideologia dominante conservadora, com toda a sua carga de ceticismo, irracionalismo e de fragmentação da realidade social, da ação política, do pensamento e dos próprios sujeitos.

A palestra é uma realização da Adufes e do Grupo de Pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar.

Fonte: Adufes