Servidores Federais de todo o país realizam na próxima semana (7 a 9) a Jornada Nacional de Lutas, com caravana a Brasília e manifestações na Esplanada dos Ministérios. Nos estados, a mobilização será marcada com atos e paralisações unificadas entre as diversas categorias do serviço público, concentradas na terça-feira (7).
O Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, composto por 32 entidades representativas da categoria, se reuniu nesta quarta-feira (1) em Brasília para definir os últimos detalhes da organização da jornada na capital federal.
Foi protocolada uma carta solicitando audiência com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, para o dia 8. No documento, o Fórum dos SPF rejeita a agenda apresentada pelo ministro na reunião de 20 de março – quando o Mpog sinalizou que só iniciará o processo de negociações em maio. Os servidores reivindicam a abertura imediata do processo negocial, uma vez que a pauta unificada do Fórum foi protocolada em 25 de fevereiro.
Confira as atividades da Jornada de Lutas:
Dia 7:
8h – Concentração na tenda na Esplanada dos Ministérios (entre bloco C e bloco K);
10h – Reunião ampliada para informe das entidades nacionais e orientações para a Jornada de Lutas;
Na sequência, ato contra o PL 4330/04 no Congresso Nacional;
Dia 8:
9h – Concentração na tenda e saída em passeata para o Ministério do Trabalho e Emprego para Ato em defesa do ANDES-SN;
Na sequência, passeata ao Ministério do Planejamento (Bloco K) exigir audiência e resposta à pauta de reivindicações do Fórum dos SPF;
Dia 9:
9h – Concentração na tenda, saída em passeata para frente do Palácio do Planalto;
14h – Reunião ampliada na tenda para avaliação da jornada e encaminhamentos para o próximo período.
Leia também:
Setor das Federais indica paralisação nacional unificada em 7 de abril