Estudantes ocupam reitoria da Ufes

Uma nova assembleia estudantil está sendo realizada agora (quinta-feira), no prédio da reitoria da Ufes, campus de Goiabeiras/Vitória, para decidir os rumos do Ato.

Os/as estudantes da Ufes ocuparam, após assembleia realizada no início desta manhã, quinta-feira (21), o prédio da administração central da universidade. Na pauta dos/as estudantes, pontos como o direito a vivência nos campi da Ufes e o pagamento imediato das bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET). Além disso, os/as discentes querem discutir com o reitor o corte de verbas na Ufes, a segurança dentro do campus e a gestão da universidade.

O estopim para o ato político foram as recentes agressões promovidas por parte dos seguranças patrimoniais da Ufes. De acordo com o estudante do curso de Ciências Sociais e integrante do Coletivo Negrada, João Paulo dos Santos, os guardas da universidade estão agindo com truculência. “Os guardas apagam as luzes, agem encapuzados e espancam estudantes. Nada é feito para coibir essas ações de violência. Queremos discutir um modelo de segurança para a universidade que leve em consideração as especificidades do espaço acadêmico”, destacou o estudante.

Durante a ocupação, uma discente foi agredida por um guarda, no prédio da reitoria. “Ela teve o óculos quebrado quando tentava passar por uma catraca no prédio central. Nada justifica essa ação de violência, que está cada vez mais comum na Ufes”, disse um estudante que não quis se identificar. Ele acrescenta que os guardas que são contratados para segurança fazem piadas, ameaças e até mesmo chegam a mostrar armas de fogo para intimidar os/as discentes. “Queremos outro modelo de segurança, pois esse já está fracassado”, afirma.

Bolsas com atraso. Os cortes de verba promovidos pelo governo federal na educação estão sendo sentidos por professores/aas, estudantes e técnico-administrativos da Ufes. Revoltados com a situação, os discentes ocuparam a reitoria, na tarde desta quinta-feira, para cobrar, mais uma vez, um posicionamento do reitor sobre o assunto.

Um dos reflexos dos cortes é a falta de pagamento das bolsas. Estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) estão há quase 3 meses sem receber. “Não receber esse auxilio significa que não teremos condições de permanecer na Ufes com dignidade. É preciso que haja muita luta e disposição para que possamos reverter esse quadro. Por isso, estamos ocupando a reitoria”, diz João Paulo dos Santos.

O protesto dos estudantes começou hoje (21), em frente ao Restaurante Universitário, por volta das 12 horas.

Fonte: Adufes