Amanhã (02): assembleia debate greve dos/as docentes na Ufes

A Adufes convoca todos/as os/as docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a assembleia geral da categoria, que acontece às 15h30 desta terça-feira, 2 de junho, no campus de Goiabeiras – Vitória. Em pauta, a adesão dos/as professores/as da Ufes à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Andes-SN (Ifes).

“Chamamos todos os/as professores/as da Ufes a participarem da assembleia que será realizada para tratar da deflagração da greve. O governo se recusa a assumir um acordo feito com a categoria em 2014 sobre a reestruturação da carreira. A hora é agora, as universidades e demais instituições federais de ensino estão funcionando em condições precárias, enquanto o governo anuncia mais uma vez, que vai promover cortes”, convida o presidente da Adufes, Edson Cardoso.

Entenda o caso. A última reunião de negociação entre o ANDES-SN e o Ministério de Educação (MEC), antes do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN apontar depois o processo foi suspenso pelo governo. No dia 22 de maio, após o anúncio da greve, o Sindicato Nacional foi recebido por representantes do MEC que não apresentaram nenhuma resposta à pauta dos docentes e ainda negaram o acordo que foi sido firmado entre a Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu/MEC) e a entidade no ano passado, acerca de pontos conceituais da carreira do professor federal.

Pauta dos/as docentes do setor das Federais. A partir dos cinco eixos aprovados no 34º Congresso do Andes-SN os principias pontos de pauta são: defesa do caráter público da universidade; condições de trabalho; garantia da autonomia; reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados.

Em defesa do caráter público da educação e dos nossos direitos.

Leia o InformANDES Greve dos docentes federais a partir do dia 28 de maio

Fonte: Adufes

.