Atenção: assembleia discute reajuste do plano de saúde Unimed

A plenária será realizada nesta quinta-feira (11), às 10 horas, na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras/Vitória. Desta vez a assembleia irá tratar do reajuste de 2015 dos planos de saúde Uniplan e Vitoriamed, ambos contratados com a Unimed.

Nos termos do contrato firmado entre a Adufes e a Unimed, anualmente é realizado o reajuste da mensalidade, e o mês em que isso ocorre é julho (data base). Na última reunião entre a diretoria do sindicato e a operadora do plano de saúde, a empresa se recusou a negociar. O índice de reajuste necessário para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da carteira, segundo a Unimed, deveria ser da ordem de 37,25% para os planos Uniplan e Vitoriamed.

Pelo contrato firmado entre as partes, o reajuste é calculado através do acompanhamento do índice de utilização e das perdas inflacionárias dos últimos 12 meses (medido pelo IPC), bem como pela taxa de utilização do plano, com avaliação do desempenho econômico-financeiro da carteira, apurando-se o percentual de reajuste a ser aplicado, de maneira que seja suficiente para manter o equilíbrio do contrato.   “O sindicato quer apenas que haja entre as partes, Adufes e Unimed, a equidade contratual, qual seja uma nova noção de equilíbrio mínimo das relações, o que não está ocorrendo”, diz o presidente da Adufes, Edson Cardoso.

Justificativa da Unimed. Um contrato equilibrado para a Unimed corresponde ao índice IU (Total de custos / valor das mensalidades) de 70%. Este índice, no período março 2014 a fevereiro de 2015, teve os seguintes valores nos contratos da adufes: 100,3% (Vitoriamed) e 99,63% (Uniplan), respectivamente. Assim sendo, ao se analisar a utilização dos beneficiários da carteira se percebeu um aumento considerável da utilização dos serviços, o que impactou na sinistralidade (despesas maior do que receita). Além disso, ocorreu um acréscimo significativo dos custos médico-hospitalares.

Para a Unimed, o índice de reajuste necessário para a manutenção de tal equilíbrio econômico-financeiro seria da ordem de 37,25. Na mesa de negociação, a diretoria da Adufes propôs que as mensalidades sejam reajustadas em 20%, porém a operadora considerou inviável aceitar tal índice.

Assembleia Geral discute índice de reajuste. A Unimed deixou claro na reunião, no final mês de maio, que não irá reduzir o índice de reajuste proposto. Portanto, o objetivo desta plenária é avaliar de forma coletiva o reajuste proposto pela Operadora de Saúde Unimed e decidir os rumos desta negociação. A Assembleia Geral será na quinta-feira (11), às 10 horas, na sede da Adufes, Goiabeiras/Vitória.

Professor/as, participe!

Fonte: Adufes