Cortes de verbas e greve nacional docente são temas do Fique Por Dentro

A publicação mensal da Adufes já está sendo enviada para as residências dos/as associados/as

A matéria de capa do informativo da Adufes (edição 49) mostra a indignação dos professores, técnico administrativos e estudantes diante do anúncio do governo federal em cortar mais de R$ 9 bilhões do orçamento da Educação.  Sem dinheiro suficiente, muitas universidades estão penando para criar um ambiente adequado para o ensino e pesquisa. O texto ressalta também os motivos da deflagração da greve nacional docente – que está prestes a completar um mês –  e que segue forte e unificada com outras categorias do Serviço Público Federal (SPF). 

Na pág 02, o editorial também trata da mobilização nacional e do avanço das privatizações, em especial nas universidades. Na mesma página, há uma outra matéria sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que  considerou a greve dos técnicos como legal e determinou ainda que o governo negocie com os servidores.

“Docentes da Ufes ainda não aderiram à greve nacional”. A pág 03 traz informações sobre as reuniões setoriais realizadas pelo sindicato e sobre a última assembleia da Adufes, ocorrida em 02/06, para tratar da greve nacional. Embora não tenha aderido ao movimento, a categoria se mantém mobilizada e preocupada com a redução do repasse de verbas feito pelo Governo Federal.

O Fique Por Dentro mostra também (pág 04) como os/as professores/as poderão ser contratados/as via Organização Social (OS), ampliando assim o processo de terceirização na educação pública. Ainda, na pág 04, “2º Congresso da CSP Conlutas apoia greve unificada da educação”,  destaca a aprovação de resoluções voltadas ao fortalecimento da greve unificada da Educação e a realização de plenária nacional dos SPF objetivando organizar a luta do setor.

Boa leitura!

Fonte: Adufes