STJ decide em favor da legalidade da greve dos servidores das universidades

Na Ufes, os trabalhadores vêm fortalecendo a greve da categoria. Nacionalmente, quase 60 universidades já aderiram ao movimento paredista. E, na sexta-feira, 12, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou que a greve é legal, determinando que o governo abra negociação efetiva com a Fasubra. 

A decisão liminar do Ministro do órgão, Napoleão Nunes Maia Filho, foi publicada no site do STJ e no texto o magistrado reconheceu que a Greve da Fasubra, judicializada em 2014, é legal e que, portanto, também o é a sua continuidade, ou seja, o movimento paredista deflagrado a partir do dia 28 de maio deste ano. Tendo em vista o não cumprimento, pelo governo, da decisão judicial do STJ que obrigava o governo a abrir negociação com a Fasubra, o Ministro confirmou também a legalidade de a Federação retomar o movimento grevista.

Na mesma decisão, o Ministro Napoleão, que é o Relator da Matéria, mandou oficiar os Ministros da Educação e do Planejamento para, num prazo de 10 dias, se manifestarem sobre o assunto, retomando negociações com a nossa Categoria e apresentando contraproposta concreta às reivindicações apresentadas.  Clique aqui e veja decisão do STF

Essa importante vitória do movimento foi informada na assembleia geral e unificada da categoria, realizada na tenda da greve, no campus de Goiabeiras. Os trabalhadores confirmaram que vão levar à greve às ruas da capital, mostrando ao povo capixaba que a luta é em favor de toda a sociedade, já que é contra os cortes que o governo vem fazendo no orçamento da saúde e da educação públicas, bem como a retirada de direitos trabalhistas que atingem toda a classe trabalhadora.

Na próxima quarta-feira, 17, os trabalhadores realizam um grande ato, nacional, em defesa da saúde pública. Em Vitória, a atividade será na Praça Costa Pereira. Saraus na tenda da greve (campus de Goiabeiras), Café amigo, Cine-greve, e várias outras atividades vem sendo realizadas pela categoria na Ufes.

sarau na ufesVeja a Agenda da Greve dos trabalhadores técnica administrativa para a semana (15 a 19/06). Nesta segunda-feira, 15, a categoria fez arrastão em vários setores da universidade e, na parte da tarde, realiza reuniões setoriais.

Terça-feira, 16/06 

08 horas – Informes de base, na tenda da greve do Hucam

08 horas – Café amigo: (todo mundo leva alguma coisa, e o café será coletivo com contribuição de cada um), na tenda da greve, em Goiabeiras

09 horas – Informes da greve no Cine Metropólis, em Goiabeiras

10 horas – Cine-greve, com o filme Peões, documentário sobre as greves nos anos 1980

14 horas – Arrastão nos setores

Quarta-feira, 17/06

08 horas – Ato nacional em defesa da saúde na Praça Costa Pereira – todos os campi;

15 horas – Reunião do Comando Local de Goaibeiras

XX horas – Reunião com o superintendente da Eb$erh (a confirmar)

Quinta-feira, 18/06

08 horas – Informes de base, na tenda da greve do Hucam

09 horas – Reunião do Comando Geral de Greve, na tenda da greve, em Goiabeiras

14 horas – Cine-greve, com o mesmo filme

15 horas – Reunião das comissões

Sexta-feira, 19/06

08 horas – Informes de base, na tenda da greve do Hucam

10h30 – Assembleia geral unificada, no Hucam

16 horas – Sarau na tenda da greve, em Goiabeiras

Fonte : Sintufes ( com edição da Adufes)