A greve nacional dos docentes nas Instituições Federais de Ensino (IFE) do Andes-SN completou um mês neste domingo (28).
A Adufes convoca todos/as os/as docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a assembleia geral da categoria, que acontece às 15 horas, no dia 7 de julho (terça-feira), no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) – campus de Goiabeiras/Vitória. A pauta abordará a adesão dos/as professores/as da Ufes à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Andes-SN (IFEs).
A cada dia novas seções sindicais do Sindicato Nacional aderem ao movimento paredista e as que já estão paralisadas votam pela permanência e fortalecimento da greve, que, atualmente já conta com a adesão de 38 seções sindicais, segundo o último quadro divulgado pelo Comando Nacional de Greve (CNG), dia 25. Na pauta de reivindicações dos docentes está a defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho e ensino, garantia da autonomia universitária, reestruturação da carreira docente e valorização salarial de ativos e aposentados.
Para o presidente da Adufes, Edson Cardoso, o fortalecimento da greve com a adesão de novas seções sindicais consiste em uma resposta política à indignação que tomou conta da categoria. “Depois de várias tentativas infrutíferas de negociação com o governo, no mês de junho, chegou, portanto, a hora de fortalecer o movimento paredista”, defende Edson.
Plenária irá eleger o delegado e observador para o 60º Conad
Ainda na assembleia do dia 07/07, os/as associados/as escolherão o/a delegado/a e observadores/as que irão participar do 60º Conad do Andes-SN. A atividade neste ano será realizada em Vitória, entre os dias 13 e 16 de agosto. O tema do Conad é Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação.
Fonte: Adufes