Entidades convocam Reunião do Espaço de Unidade de Ação para 30 de julho

As entidades que compõe o Espaço de Unidade de Ação convocam para a próxima quinta-feira (30), em São Paulo, uma reunião nacional com o intuito de dar visibilidade à Campanha Nacional contra o recém criado Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e as medidas de ajuste fiscal adotadas pelo governo federal, e também em apoio às greves e mobilizações em curso no país. O Espaço é composto por diversas entidades de movimentos sindicais, sociais e populares, entre elas o ANDES-SN e a CSP-Conlutas.

Sebastião Pereira, o “Cacau”, da Secretaria Executiva Nacional (SEN) da CSP-Conlutas disse que a reunião tem como objetivo estabelecer uma agenda comum de intervenção entre as entidades que compõe o Espaço de Unidade de Ação e também de outros setores. “A partir de dois elementos que são o PPE e o ajuste fiscal – que atingem as finanças, os trabalhadores e o serviço público do país em todas as esferas – além de prestar apoio e solidariedade às greves que estão ocorrendo – esta reunião é para definirmos uma ação comum dessas entidades e avançar na construção de uma alternativa a esta conjuntura de ataques aos trabalhadores”, afirmou.

De acordo com Cacau, tanto o PPE quanto o ajuste fiscal, são medidas contrárias aos direitos dos trabalhadores e é preciso combater essa articulação política construindo, assim, um campo de lutas mais amplo e que se contraponha aos dois blocos políticos principais.

PPE

No dia 6 de julho, o governo federal editou a Medida Provisória 680/2015, que permite aos empresários a redução do salário em até 30%, com redução proporcional da jornada de trabalho, pelas empresas que alegarem “dificuldades financeiras temporárias”. Pela proposta, recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) serão utilizados para complementar metade da perda salarial.

Reunião do Espaço de Unidade de Ação
Data: 30 de julho (quinta)
Horário: 17h
Local: Sindicato dos Metroviários de São Paulo
Endereço: Rua Serra de Japi, 31 – Tatuapé, São Paulo (SP)