Adufes realiza palestra sobre os “aspectos da política de expansão da educação superior no Brasil”

A abertura do semestre de 2015/02 na Ufes será marcada pela palestra do professor Valdemar Sguissardi, no dia 10 de agosto (segunda-feira). A atividade será às 8h30, no auditório do IC 4 – Centro de Educação, campus de Goiabeiras/Ufes – Vitória.

Em tempos de cortes de verbas na educação a Adufes promove palestra sobre “Educação superior no Brasil – refém do mercado? Aspectos de um estudo diagnóstico da política de expansão da educação superior no Brasil ou quando a face privado-mercantil se sobrepõe à face pública do Estado”. Apresentará o tema o professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) da Universidade Metodista Valdemar Sguissardi, que possui uma trajetória em pesquisas acerca da política de ensino superior. A atividade é aberta ao público. 

No trabalho de pesquisa, o professor Valdemar apresenta um diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil de 2002 a 2012. O material analisa as práticas mercadológicas sob os marcos legais vigentes “incluindo, entre outros aspectos, fusões, aquisições, reestruturações –, além de sugestão de medidas e ações no âmbito do Estado para superação dos problemas identificados neste estudo”, destaca.

Em 2009, Valdemar junto com João dos Reis Silva pesquisou o trabalho docente em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), incluindo a Ufes, e divulgou esse estudo no livro: “Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico”. No trabalho, conclui-se que “os critérios de mercado, privatizações, tudo não passa de um truque para a utilização dos fundos públicos em proveito de interesses privados”.

Sobre o autor. O professor Valdemar Sguissardi possui uma trajetória em pesquisas acerca da política de ensino superior e intensa atuação na militância sindical. Valdemar liderou a criação da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Paraná), foi vice-presidente da ADUFSCAR de 1981 a 1982 e depois presidente de 1982 a 1983. Tem ampla experiência na área de Educação, com pesquisas na área de educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior.

Serviço

Palestra “Aspectos da política de expansão da educação superior no Brasil”

Local: Auditório do Centro de Educação – IC 4, Campus de Goiabeiras, Vitória.

Horário: 8h30

Data: 10 de agosto, segunda-feira 

Fonte: Adufes