Comunidade acadêmica terá participação igualitária na pesquisa eleitoral para reitor/a

O período para inscrição de chapas para a pesquisa eleitoral será encerrada amanhã (20), quinta-feira.

De modo diferente de como ocorreu em eleições anteriores, este ano foi definido pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCP), que elabora e regula a eleição para reitor/a e vice-reitora/a da Ufes no período 2016/2020, que a consulta à comunidade acadêmica será paritária. A eleição para reitor/a acontecerá no dia 22 de setembro, em primeiro turno e em segundo turno, se houver, no dia 6 de outubro.

A proposta de voto paritário feita pela Comissão foi recebida de forma positiva pelo presidente da Adufes e membro CCP, Edson Cardoso. “Todo estudante, funcionário/a e professor/a terá direito a um voto no processo eleitoral e o peso de cada uma das três categorias será o mesmo, de maneira que cada uma delas represente um terço do montante final”, destaca Edson. Segundo ele, essa é uma grande conquista para a comunidade acadêmica da Ufes, sobretudo para os estudantes, que historicamente eram mais prejudicados com a antiga apuração do resultado.

Edson lembra ainda que a pontuação de cada chapa será calculada observando o total de votantes, incluindo eventuais votos nulos e brancos, o que é uma novidade nas eleições deste ano. Poderão participar da pesquisa, como eleitores, todos os/as professores/as, técnico-administrativos e estudantes regularmente matriculados na graduação presencial e a distância, na pós-graduação (doutorado e mestrado), na residência médica e residência multiprofissional.

Eleitor. De acordo com a resolução dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e de Extensão, e de Curadores o eleitor poderá votar somente uma vez, mesmo se tiver diferentes vínculos com a Universidade – técnico-administrativo e estudante, por exemplo. O eleitor que participar da pesquisa deverá, na respectiva seção receptora de votos, se identificar com documento de identidade com foto.

Normas para a pesquisa eleitoral. A pesquisa será realizada nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, das 7 às 21 horas, e será informatizada, com suporte técnico e logístico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). De acordo com o presidente da Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral, Armando Biondo, não haverá segundo turno no caso de uma chapa alcançar pontuação superior à soma dos pontos das demais chapas. Ele explica ainda que a inscrição dos candidatos a reitor e vice-reitor será feita em chapa única.

Debates. O período para divulgação das propostas das chapas será de 27 de agosto a 21 de setembro, com previsão de debates temáticos entre as chapas – 9 de setembro, às 15 horas, no campus de São Mateus; no dia 11, às 9 horas, em Maruipe; e no dia 14, às 18 horas, em Goiabeiras; e no dia 17, às 15 horas, em Alegre.

Resultado. O resultado oficial será divulgado no dia 21 de outubro pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) – responsável pela condução de todo o processo –, composta por representantes dos conselhos superiores e dos três segmentos acadêmicos (Adufes, Sintufes e DCE).

Fonte: Adufes