Professores federais em greve fazem ato em frente ao MEC

Para exigir abertura de negociação e marcar os 90 dias de greve, professores federais de todo o país realizam manifestação nesta sexta-feira (28), em frente ao Ministério da Educação (MEC). Os docentes levaram para frente do MEC  um balão  de 3 metros de altura e em forma de lata com a frase  ‪#‎SaiDaLataJanine‬. 

Os manifestantes cobram um encontro com o ministro da pasta, Renato Janine Ribeiro, que até o momento, apesar de inúmeras solicitações, não se reuniu com os professores.Os docentes lutam pela reversão dos cortes no orçamento da Educação Federal, que já ultrapassam R$ 11 bilhões e aprofundaram as condições precárias de ensino nas Instituições Federais de Ensino (IFE).

Nas universidades, estudantes, professores e técnicos sofrem com a redução de bolsas, paralisação de obras, cortes na pós-graduação, demissão de trabalhadores terceirizados, paralisação de programas e suspensão de novos projetos. Várias instituições não têm recursos para o pagamento de despesas básicas essenciais como energia elétrica e materiais de limpeza e higiene.

Além da recomposição dos orçamentos das IFE e mais investimento em educação, os professores em greve irão ao MEC cobrar resposta à pauta de reivindicações da categoria, que tem como eixos centrais a defesa do caráter público da universidade; melhores condições de trabalho; garantia de autonomia; reestruturação da carreira; e valorização salarial de ativos e aposentados.

Greve
A greve dos docentes federais, iniciada em 28 de maio, até o momento, conta com a adesão de 40 seções sindicais.

O ANDES-SN lançou campanha convocando docentes a postar  no perfil do ministro nas redes sociais, tendo como imagem uma lata de sopa de tradicional marca americana que foi apelidada de “Janine’s”. A peça faz parte da campanha #dialogaJanine, que reivindica mais diálogo entre o ministro e o movimento grevista.

Um balão da altura de 3 metros foi colocado hoje na frente do MEC. O balão em forma de lata é retratado pela frase ‪#‎SaiDaLataJanine‬ em razão de 3 meses de greve nas federais e o ministro da educação não receber pessoalmente o ANDES sindicato nacional dos docentes do ensino superior.

Fonte : CLG (com edição Adufes)