“A Ufes vai ficar preta”: maioridade penal é tema de aula pública

Arte, oficinas, sarau, intervenções, cine debates, aula pública e, fechando a programação, baile black. As atividades vão ocorrer nesta sexta-feira, 18, no campus de Goiabeiras/Vitória.

Iniciativa do Coletivo Negrada em parceria com as Brigadas Populares e outros grupos e movimentos negros do ES, a 1ª edição “A Ufes vai ficar preta” promete trazer para a universidade centenas de estudantes de escolas públicas e de cursinhos populares da Grande Vitória. Até esta quinta-feira, mais de mil pessoas já haviam confirmado presença nas atividades.

De acordo com os organizadores, trata-se de uma ação cultural e afirmativa da negritude. “Tem a pretensão de realizar um outro tipo de intervenção na Ufes. Queremos que a universidade seja menos branca, elitista e excludente”, diz Luara Silva, integrante do coletivo Brigadas Populares, ressaltando a importância de debater os temas raça e etnia no espaço universitário. Segundo a organização,  a universidade ainda é um espaço de privilégios e privilegiados, e não contempla em grande parte a população negra.

Na avaliação de Luara, boa parte dos alunos de escolas públicas não se reconhece dentro da universidade que é um lugar público por direito. “E é por conta disso que se faz necessário crescer o debate acerca da questão racial em suas dimensões para possibilitar que um dia as pautas e demandas da universidade venham a enegrecer, deixando de dar manutenção às opressões de raça”, disse.

Redução da maioridade é tema de aula pública.  Ministrada pelo historiador Douglas Belchior, expoente do movimento negro brasileiro e colunista de Carta Capital, a atividade está marcada para as 18 horas, na escadaria do Teatro Ufes, e conta com o apoio da Adufes e de outros movimentos organizados.  “Queremos justiça ou vingança?”,  pergunta Douglas Belchior, conhecido popularmente como Negro Belchior, em seu blog.

douglas belchior“Você que me lê, se quer vingança, está correto. Reduza a maioridade penal para 16, e depois para 14, 12, 10 anos. Prenda em maior número e cada vez mais cedo. Institua a pena de morte. Mas se quer justiça, as saídas são outras”, diz.

O militante social lembra, inclusive, que se prende muito no Brasil, mas que quase 100% da população carcerária é pobre e cerca de 70% são negros. “O Brasil não é o país da impunidade para crimes e delitos de pobre. A impunidade existe só pra ricos que cometem crimes”, disse Douglas durante uma de suas palestras. Segundo ele, a redução da maioridade penal vai piorar a discriminação.

O Brasil, lembra o historiador, tem a 3ª maior população carcerária do mundo, e quase 100% dos presos são pobres. “Mais de 60% são negros. A maioria é jovem de até 30 anos e vem de famílias da classe trabalhadora. Prender mais pessoas, e cada vez mais jovens, é a solução para os problemas da violência e dos crimes no Brasil?”, pergunta ele no blog Negro Belchior.

Coletivo Negrada. De acordo com João Victor dos Santos, do Coletivo Negrada, mais de 250 alunos de escolas públicas e cursinhos populares já se inscreveram para participar da aula pública “A redução da maioridade penal e os impactos sobre as juventude”.  Na avaliação de João Victor, a proposta de redução da maioridade tem um objetivo: “o alvo é exterminar a juventude negra e pobre das periferias”, diz o estudante. 

João Victor lembra que o Espírito Santo é o segundo estado do país em que jovens são assassinados, sendo que 80% são negros. “O Estado ocupa o 1º lugar no assassinato de mulheres jovens e 70% das vítimas são negras”, disse, mostrando com isso a alta vulnerabilidade da juventude negra.

Baile Black imagemBaile Black. O encerramento da programação se dará com apresentação de várias bandas durante o Baile Black. O agito será a partir de 20 horas, entre os prédios dos cursos de Comunicação e de Psicologia. A entrada é franca.

Confira a programação do “A Ufes vai ficar preta”- Mais informações no face Coletivo Negrada – 

9 h – Ato Público “Fora Malagutís”
11h – Intervenção Cultural no RU – Arakorin
12 h – Apresentação “Capoeira é Resistência!”
13h – Roda de Conversa: “A Negritude e a
Universidade” com Dança Afra – Profª Sarita Fautino
14h – Cinefavela – CSO
https://www.facebook.com/events/911606338933457/
15 h – Exposição “Arte & Negritude” e Oficinas:
– Oficinas de Turbantes
– Oficina de Tranças
– Oficina de Pinturas
16h – Cinedebate: Ocupação Dandara – 04 anos das Brigadas Populares: 
18h – Lançamento de Literatura de Escritores Angolanos – Associação dos Angolanos no ES e Irmandade Bantu – (Local: Anfiteatro do CCHN)
18h – Aula Pública – “Tema de Vestibular” A Redução da Maioridade Penal e os Impactos sobre as Juventudes, com o Profº Douglas Belchior – (Escadaria do Teatro da Ufes)

19h – Sarau Blackatitude!
20h – Baile Black: “A UFES vai ficar
Obs.: Haverá atividades sendo realizadas simultâneas

Fonte : Adufes