Comunidade da Ufes terá participação igualitária nas eleições 2015

De modo diferente de como ocorreu em eleições anteriores, este ano foi definido pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCP) que a consulta à comunidade acadêmica será paritária real. A computação dos votos se dará de acordo com o número total de votantes de cada segmento. 

A proposta de voto paritário foi recebida de forma positiva pelo presidente da Adufes e membro CCP, Edson Cardoso. “Todo estudante, técnico-administrativo e professor/a terá direito a um voto e o peso será o mesmo, de maneira que cada um/a represente um terço do montante final”, explica Edson. Segundo ele, essa é uma conquista para a comunidade acadêmica, sobretudo para os/as estudantes que eram prejudicados com a apuração do resultado.

O presidente da Adufes avalia que, embora o voto paritário fosse uma reivindicação,  o método mais democrático de escolha para reitor seria  a consulta universal, uma demanda histórica desde a primeira eleição direta na Ufes. “Esse modelo se desvincula de compromissos corporativos e do voto de cabresto. Essa é uma reivindicação construída desde a abertura do período democrático, mas que até agora não teve avanços”.

Pesquisa Eleitoral. O presidente da Comissão Coordenadora, Armando Biondo, esclarece que a eleição para reitor é, na realidade, uma pesquisa eleitoral.  “A lista dos três candidatos mais votados será encaminhada aos Conselhos Universitário (Consuni), Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e de Curadores. Caberá ao Ministério da Educação (MEC) empossar o reitor a partir dessa lista tríplice”, diz, informando que o MEC geralmente referenda o resultado das urnas.

Resultado final. Haverá votação nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. O/a eleitor/a poderá ir às urnas das 7 às 21 horas. A divulgação do resultado parcial do 1º turno sairá no próximo dia 23/09. Se houver 2º turno, a votação será em 06 de outubro e o resultado final dia 21/10.

Leia mais A Ufes vai às urnas

Fonte: Adufes