Edição do Fique Por Dentro traz em destaque eleições para reitor/a na Ufes

O Fique Por Dentro, jornal do seu sindicato, já foi enviado, via Correios, para as residências de todos/as filiados/as (Grande Vitória e interior)

Além de informar sobre o pleito, que será na próxima terça-feira (22), de 7 às 21 horas (1º turno), o Fique Por Dentro traz matérias abordando a importância da participação de todos/as no processo. “A Ufes vai às urnas. Qual universidade queremos?” é o título da matéria de capa que mostra que esta eleição decidirá não só quem irá gerir nossa universidade pelos próximos quatro anos, mas também a responsabilidade do/a eleitor/a ao votar. “Queremos um/a gestor/a que esteja aberto/a as questões locais e que se posicione na defesa da universidade pública”, lembra o diretor da Adufes, André Michelato, em entrevista.     

Na pág. 02, “Comunidade terá participação igualitária nas eleições 2015”, matéria explica como se dará a computação dos votos na Pesquisa Eleitoral para reitor/a e vice-reitor/a este ano. Todos os segmentos (professores, estudantes e alunos) têm o mesmo peso, independente da proporção de votantes.  Os votos serão calculados pelo número de eleitores que comparecer às urnas.

Já na pág. 03, matéria mostra como se deu a primeira eleição direta na Ufes, em 1987.  Apesar de todo debate sobre os rumos e projetos para a instituição, o que polarizou o pleito foi uma visão conservadora e elitista. As gestões que se seguiram, na avaliação do presidente da Adufes, Edson Cardoso, não dialogaram com a comunidade acadêmica, prevalecendo um modelo de gestão de gabinete. 

O Fique Por Dentro traz também em suas páginas uma ‘linha do tempo’, um breve histórico dos pleitos desde 1987 até a última eleição ocorrida em 2011. Já na pág. 04, o informativo apresenta resumo das três chapas concorrentes aos cargos de reitor/a e vice-reitor/a: Gláucia Rodrigues de Abreu/ Sávio Silveira de Queiroz (Chapa 01- Dialogar e Avançar); Marcel Olivier/Aloísio Falqueto (Chapa 02- Por uma outra UFES!); Reinaldo Centoducatte/Ethel Maciel (Chapa 03- Somos Mais Ufes).

O Fique Por Dentro, já foi enviado, via Correios, para todos/as os/as docentes filiados/as que residem na Grande Vitória e interior do Estado.  A Adufes também já distribuiu o jornal em todos os Departamentos dos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, e fará o mesmo junto aos estudantes no Restaurante Universitário e em outros espaços da Ufes. Boa Leitura! 

Fonte: Adufes