Resultado parcial da pesquisa eleitoral deve sair nesta quarta-feira

A comunidade acadêmica pode acompanhar todo processo de apuração referente à pesquisa para escolha de reitor/a da Ufes – mandato de 2016 a 2020 -, que está ocorrendo na sala do Daocs (prédio da reitoria), por uma das salas de transmissão ao vivo disponíveis no site oficial da Universidade.  A apuração teve início na manhã desta quarta, dia 23 de setembro.

De acordo com o presidente da Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCP), Armando Biondo, o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila. “Tivemos uma eleição clara e democrática, com poucos problemas. Algumas urnas do interior (campi de Alegre e São Mateus) demoraram a chegar, mas esse foi o único problema observado”, garantiu o professor Armando.

Aproximadamente 15 mil pessoas, entre estudantes, professores e técnico-admnistrativos, compareceram às urnas nos campi de Alegre, Maruípe, Goiabeiras, São Mateus e nos diversos polos de Educação a distância da Ufes. A apuração dos votos para reitor/a e vice-reitor/a da Ufes será encerrada no final da noite desta quarta-feira. A expectativa é que isso ocorra até as 23h30. Caso haja segundo turno, o pleito será no dia 6 de outubro.

Prazo. Questionado sobre o curto período para a realização dos debates, o presidente da CCP, Armando Biondo, diz que o prazo foi satisfatório. “Foram realizados debates em todos os campi, com cobertura de diversos meios de comunicação: TV, rádio e veículos impressos. Os debates contaram com transmissão ao vivo, algo inovador em eleições na Ufes. Tudo para que fosse feito de forma mais democrática e transparente possível”, disse.

O estudante de Ciências Sociais, Alexandre Gusmão, discorda. “Foi realizado apenas um debate em Goiabeiras. Não consegui participar, pois estava em horário de aula. Além disso, não fiquei sabendo de nenhuma outra atividade que os/as candidatos/a a reitor/a estivessem presentes”. O estudante afirmou que “gostaria de debater diversos assuntos, como assistência estudantil, festas na Ufes  e o reflexo dos cortes de verbas na educação. Um único debate  dificulta a ampla participação da comunidade”.

Resultado Parcial. Até o fechamento desta edição, havia sido apurados mais de 8 mil votos. A contagem deve continuar durante a noite, na sala do Daocs, prédio da reitoria.

Fonte: Adufes