Ufes: cortes agravam situação da pós-graduação e extensão

O ajuste fiscal do governo tem trazido sérias consequências para as instituições federais de ensino. Os impactos dos cortes também foram discutidos no 60º Conselho Nacional do Andes-SN (Conad), realizado em Vitória, no mês de agosto.  Cerca de 200 docentes de todo o país debateram a universidade, a educação, a conjuntura nacional e internacional e, ainda, atualizaram o plano de lutas do sindicato nacional docente. 

Os ataques à universidade pública, a mercantilização da educação e outros temas são assuntos do jornal Caderno de Notícias, informativo especial da Adufes, que está sendo distribuído nos departamentos e outros setores da universidade.  Com o título  “Crônica do descaso: o caminho é a luta”, o Caderno de Notícias traz matérias com o presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo, que fala sobre a luta da categoria docente  por melhores condições de trabalho, ensino e carreira.

Videoconferência para reduzir custosO Caderno de Notícias ouviu estudantes, professores e pró-reitores da Ufes sobre os cortes de verbas federais que estão ameaçando as atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão.  Com menos recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap/Capes), a universidade recorreu a medidas de contenção de despesas.  Uma delas é a realização, em maior escala, de bancas de mestrado e doutorado por videoconferência em substituição às bancas presenciais. A falta de dinheiro também prejudica atividades de intercâmbio. 

Já na Extensão, professores andam descontentes com a falta de apoio financeiro a projetos. No final do mês passado foi divulgada a lista dos projetos e programas de extensões inscritos no edital do Proext 2016. Das 66 ações de extensões da Ufes, apenas cinco foram contempladas com recursos.  ‘“É o ajuste fiscal chegando até as atividades de pesquisa e de extensão”, disse a pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa. O Caderno de Notícias também conversou com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Neyval Costa Júnior.

Leia na integra o Caderno de Noticias.

Fonte: Adufes