ANDES-SN promove IV Encontro Nacional de Comunicação e Artes em dezembro

Com o objetivo de ampliar a discussão a respeito do papel da comunicação e das artes nas lutas do Sindicato Nacional, será realizado o IV Encontro Nacional de Comunicação e Artes do ANDES-SN, nos dias 5 e 6 de dezembro, com o tema “Articulação entre Arte, Comunicação e Movimento Sindical: Princípios e Desafios”. Ao longo de dois dias, os docentes irão discutir, junto a profissionais da área de comunicação e arte e aos movimentos sociais, de que forma as diferentes expressões artísticas da sociedade e as diversas ferramentas de comunicação podem ser incorporadas de forma ativa nas atividades desenvolvidas pelo ANDES-SN.

Liliane Machado, uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do Sindicato Nacional, aponta que “esse espaço será de extrema importância para a formação dos docentes. Muitas seções sindicais já têm planos de comunicação consolidados, profissionais qualificados para dar conta da comunicação de suas atividades, seja através de seus materiais impressos seja pelas redes sociais, por isso nós acreditamos que temos um trabalho avançado na área da comunicação. Mas precisamos fortalecer essa parte relativa à arte”.

As publicações mensais do Sindicato Nacional, os informativos especiais, as charges, as fotografias e os poemas são ferramentas usadas para comunicação e publicização das bandeiras e planos de lutas dos docentes não só para a comunidade acadêmica, e sim para toda a sociedade. 

Antônio José Vale da Costa, também coordenador do GTCA, afirma que o Encontro tem como objetivo fortalecer, através das discussões, o próprio papel social e político da arte. Queremos discutir de que forma as diversas expressões de arte, como cinema, dança, música, entre outras, podem ser incorporadas nas lutas do ANDES-SN, aponta.

Buscar formas de comunicação alternativas e aperfeiçoar o trabalho tanto na Comunicação do ANDES-SN quanto nas Seções Sindicais são ações consideradas fundamentais para fortalecer a imprensa sindical, a partir da interação entre as assessorias no âmbito do ANDES-SN, mas também com outras entidades. Liliane ressalta que “é preciso fortalecer iniciativas que transformem os espaços físicos das seções sindicais em um ambiente ativo para a difusão da arte e comunicação da sociedade”, afirma.

O IV Encontro Nacional de Comunicação e Artes do ANDES-SN será realizado na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF). A programação será divulgada em breve. Confira aqui o cartaz.

 Fonte: ANDES-SN