ANDES-SN divulga boletim sobre a proposta do governo aos docentes federais

O ANDES-SN divulgou, nesta segunda-feira (7), nova edição do InformANDES Especial do Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das Ifes). O informativo traz a avaliação do Setor das Ifes, a partir dos debates realizados em assembleias gerais, sobre a proposta apresentada pelo governo federal no dia 18 de novembro. Traz, também, quais foram os itens da proposta aceitos pelo ANDES-SN, e quais as alterações propostas pelos docentes nos itens que não contemplam as reivindicações da categoria. 

O InformANDES Especial do Setor das Ifes foi divulgado por meio da Circular 299/2015. O texto do informativo trata, entre outros temas, da necessidade de reestruturação da carreira, chamada de “harmonização” pelo governo. Os docentes federais criticam a proposta de carreira apresentada pelo governo, pois esta manipula conceitos gerais, chamando as alterações de “harmonização”, para preservar a desestruturação real da carreira docente.

Na avaliação do Setor das Ifes, com essa proposta, a estratégia do governo é dar continuidade à desestruturação da carreira, com ataque frontal ao regime de dedicação exclusiva, estimulando a configuração do professor-empreendedor nas IFE. Assinar o acordo nesses termos, diz o texto do informativo, significaria abdicar da valorização do regime de Dedicação Exclusiva (DE) e concordar com seu achatamento salarial.

Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, afirma que o InformANDES Especial deve ser distribuído a todos os docentes federais, para que eles tenham acesso à contraproposta do Sindicato Nacional. “O Setor das Ifes avaliou, item por item, a proposta do governo, e a respondeu a partir das discussões das assembleias gerais. Estamos manifestando, novamente, nossa disposição em negociar. No entanto, ainda estamos esperando a resposta do governo”, ressaltou o presidente do Sindicato Nacional.

Saiba Mais

Docentes federais respondem à proposta do governo sobre carreira 

Governo apresenta nova proposta para apreciação de docentes federais