Confira InformANDES retrospectiva de 2015

O Andes-SN produziu o Informandes Retrospectiva 2015. Um material que aborda o caso dos/as estudantes, que protagonizam, sobretudo em São Paulo e em Goiás, um final de ano que nos convoca para a construção do ano de 2016 não só de resistência, mas de uma práxis rumo à emancipação. Na edição, o InformANDES entrevistou Duda Borges (o nome do entrevistado foi substituído, para garantia de sua segurança), estudante que ocupa a Escola Estadual Salvador Allende, no extremo leste da capital paulista, uma das 94 que o governo quer fechar.

Outro ponto em destaque é o 35° Congresso do Andes-SN, espaço em que será organizado o plano de lutas para 2016. A cidade de Curitiba, no Paraná, acolherá os/as docentes de todo o país, entre 25 a 30 de janeiro, para definir o plano de lutas – geral e específico dos três setores do Sindicato Nacional. Sob o tema central “Em defesa da educação pública e gratuita e dos direitos dos trabalhadores”, o Congresso está sendo organizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutf-PR – Seção Sindical do ANDES-SN).

Também faz parte desta edição: 139 dias de greve marcaram o ano de luta no Setor das Federais. O ano de 2015 foi marcado por intensa mobilização e luta em vários setores da sociedade e não foi diferente na Educação Federal. Durante mais de quatro meses, docentes federais em todo o país protagonizaram a mais longa greve da história do ANDES-SN e expuseram para a sociedade brasileira o projeto de desmonte da Educação Pública. Na publicação, a diretoria do Andes-SN se compromete a é retomar, em 2016, a negociação sobre carreira.

Leia ainda: Não fechem nossas escolas; Oriente Médio: peça fundamental no tabuleiro do imperialismo; Encontros nacionais contribuíram para a organização da luta; Docentes das Iees lutaram por autonomia, carreira e melhores condições de trabalho em 2015

Leia aqui em PDF:http://goo.gl/Xa1gJM

Ou no Issuu:http://goo.gl/EKj48l

Fonte: Adufes