Estudantes realizam Festival Ocupa Uerj

Estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizaram na terça-feira (15) o Festival Ocupa Uerj na Concha Acústica da universidade. O evento contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, que foram dar apoio a ocupação dos estudantes da Uerj, que se iniciou no final de novembro exigindo o pagamento imediato dos salários atrasados dos trabalhadores terceirizados, professores substitutos, residentes e das bolsas estudantis, além do direcionamento de 6% do orçamento do estado do Rio de Janeiro para as universidades públicas estaduais. Os estudantes exigem também melhores condições de estudo na Uerj.

Guilherme Abelha, 1° secretário da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, afirma que o evento, que contou com o apoio da Associação dos Docentes da Uerj – Seção Sindical do ANDES-SN (Asduerj SSind), tinha como intuito dar visibilidade à situação precária de funcionamento em que se encontra a Uerj, fortalecer a luta dos estudantes, além de recolher alimentos não perecíveis aos trabalhadores terceirizados que estão sem receber salário com regularidade desde o início do ano. “O festival foi o maior evento cultural da cidade realizado na terça (15) e contou com dezenas de artistas, entres eles Moraes Moreira, Tico Santa Cruz e Teresa Cristina. E muitos artistas com interesse em contribuir politicamente com a causa e que não cobraram cache”, contou.

O diretor do Sindicato Nacional disse temer pela integridade física dos estudantes, que estão sofrendo pressão da reitoria, que tenta voltar à qualquer custo as atividades acadêmicas e entrou com liminar de reintegração de posse, a qual foi negada pela justiça nessa terça (15). “A postura da reitoria em empurrar o calendário a qualquer custo, e também com essa liminar para a reintegração de posse, é uma tentativa proposital de intimidar os estudantes”, comentou.

Docentes em Estado de Greve

Em assembleia realizada na última quinta-feira (10), os docentes da Uerj mantiveram o estado de greve, deliberado no dia 3/12, em apoio à ocupação, pela recomposição do orçamento da Uerj, contra o reajuste zero e pela regularização dos pagamentos de bolsas, salários e de todas as garantias trabalhistas. Uma nova assembleia está marcada para tarde dessa quinta (17).

Com imagem de Asduerj-SSind

Saiba Mais

Estudantes da Uerj ocupam campi e reivindicam pagamento de bolsas e terceirizados

Docentes da Uerj aprovam estado de greve e paralisação

Fonte: Andes-SN