Jovem fica ferida em acidente no campus da Ufes

O acidente ocorreu em frente à sede da Adufes e a vítima é funcionária de empresa terceirizada da universidade.

Na manhã desta sexta-feira, 08, um acidente dentro do campus de Goiabeiras/Ufes envolvendo uma moto e um Renault, deixou a motociclista, T.C.S, 22 anos, ferida. A jovem é técnica de segurança do trabalho da Emec Obras e Serviços Ltda., prestadora de serviços da Ufes, e foi socorrida por uma ambulância do Samu. O motorista nada sofreu.

F.G. é estudante de mestrado do curso de Matemática e, segundo ele, teria dado seta para entrar na área de estacionamento. A motociclista, que seguia atrás, teria tentado fazer a ultrapassagem, não tendo tempo de evitar o choque. “Foi muito rápido”, disse o condutor. A jovem saiu do campus imobilizada numa maca após aguardar socorro médico por mais de meia hora. Ela está internada no Vitória Apart Hospital, na Serra.

Sinalização precária. A instalação de placas de sinalização, redutores de velocidade, faixas de pedestre e até mesmo rotatórias é cobrada pela comunidade universitária. “Sempre passo aperto para estacionar minha moto dentro do campus. Além de sinalização, falta fiscalização e bom senso por parte de muitos motoristas que dirigem em alta velocidade por aqui”, afirma o estudante de Física, Felipe Serpa.

Ausência de faixa de pedestre. Quem precisa realizar a travessia das vias a pé ou de bicicleta precisa de cautela e muita atenção. O risco é grande, inclusive onde existem faixas de pedestres instaladas. “Ninguém respeita. Já fui atropelada na faixa por uma bicicleta e os motoristas também não param”, queixa a estudante G.P.

Em frente à Adufes a situação é preocupante. Cerca de 100 professores frequentam a sede da entidade diariamente, mas não há faixa de pedestre na frente do prédio. A faixa de travessia mais próxima fica há vários metros do local e os/as professores/as que precisam atravessar a via sofrem com a insegurança e o desrespeito dos motoristas. “Como a pista é dupla, o perigo aumenta. É preciso olhar de um lado e do outro, redobrar os cuidados. A Ufes precisa tomar providências”, cobra a 1ª Secretária da Adufes, a professora aposentada Bernardete Gomes Mian.

Fonte: Adufes