Andes-SN divulga Carta de Curitiba

O ANDES-SN divulgou por meio da Circular nº 018/2016, na tarde de hoje sexta-feira (12), a Carta de Curitiba, documento síntese do 35° Congresso do Andes-SN, ocorrido em Curitiba (Paraná). O documento traz um resumo dos debates e deliberações do encontro, que teve como tema central “Em defesa da educação pública e gratuita e dos direitos dos trabalhadores”. Entre os dias 25 e 30 janeiro, 469 participantes estiveram reunidos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), que subsidiaram a tomada de decisão dos delegados acerca dos planos de ações e lutas para 2016 do Sindicato Nacional.

De acordo com o documento, diante de um aprofundamento cada vez maior da privatização e da mercantilização do ensino, da pesquisa e da extensão, dos serviços sociais em geral, bem como do ataque aos direitos sociais e trabalhistas, os participantes do 35º CONGRESSO deliberam, como centralidade da luta, a “Defesa do caráter público, laico, democrático, gratuito e de qualidade da educação, da valorização do trabalho docente, dos serviços públicos e do direito dos trabalhadores, com intensificação do trabalho de base e fortalecimento da unidade classista com o movimento sindical, estudantil e popular, na construção do projeto da classe trabalhadora”. 

Além disso, o documento ressalta a luta pela revogação da Lei nº 13.243/2016 que criou o Código Nacional de C&T e Inovação, por considerá-la uma medida emblemática no campo educacional da submissão da produção do conhecimento ao interesse do mercado, aprofundando a apropriação, pelo capital, do fundo público e do patrimônio científico e tecnológico produzidos nas IES e Institutos públicos de pesquisas. Foi deliberado ainda lutar contra o PL que propõe a transferência do ensino superior para o MC&T e o PL que cria o Fundo Patrimonial das IFES, bem como contra a assinatura pelo governo brasileiro do Trade in Services Agreement (TISA).

Confira na íntegra a Carta de Curitiba.

Fonte: Adufes