Adufes realiza reunião ampliada com os Grupos de Trabalho (GT)

O encontro dos 11 coletivos que compõem o movimento sindical dos docentes da Ufes está agendado para quarta-feira (13), às 16 horas, na sede do sindicato, em Vitória.

Todos os integrantes GTs da Adufes já foram convocados, via email, para a atividade que visa tratar de temas pertinentes e também gerais de interesse da categoria docente. Uma das principais discussões será a participação dos docentes no II Encontro Nacional de Educação (ENE), no período de 16 a 18 de junho de 2016, em Brasília (DF), e a organização de atividade preparatória ao evento nacional. 

De acordo com o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, na reunião ampliada da próxima quarta-feira, será discutida a pauta do ENE e a possibilidade de organização de um seminário local sobre os temas. A atividade regional está sendo articulada com o Sintufes, Sinasefes e o movimento estudantil. A expectativa é que o encontro preparatório ocorra em maio ou início de junho. 

“Os delegados do 35º Congresso do ANDES-SN (sindicato nacional) deliberaram por defender no II ENE a elaboração de uma agenda de lutas em defesa da educação pública que cada vez mais vem sendo tratada como mercadoria rentável”, ressalta Rocha. 

Participação nos Gts. Abertos à participação de todos os professores (as) da ativa e aposentados, os GT’s da Adufes são espaços de formulação coletiva e, inclusive, ajudam a orientar as ações políticas do Sindicato. A eles podem se integrar todos os docentes sindicalizados, interessados nos vários temas que têm relevância social e educacional. 

Os Grupos de Trabalhos estão organizados em:
GT Comunicação e Arte
GT Carreira Docente
GT Ciência e Tecnologia
GT Classe, Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual
GT História do Movimento Docente
GT Política Agrária, Urbana e Ambiental
GT Política Educacional
GT Política de Formação Sindical
GT Fundações
GT Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria
GT Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria

Fonte: Adufes