Chapas realizam debates para eleições do DCE Ufes

O pleito será nos dias 11 e 12 de maio.A escolha da próxima gestão se dará de forma majoritária, ou seja, a que tiver mais votos vencerá, sem segundo turno

As chapas que disputam a eleição que nomeará a nova gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE) já iniciaram a maratona de debates pelos campi da Ufes. Na próxima quarta-feira, 27, às 14 horas, as 5 chapas concorrentes apresentam suas propostas de campanha para os estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Alegre, sul do ES. O primeiro debate foi no Ceunes, na terça-feira passada, 19, ocasião em que os candidatos falaram e discutiram sobre seus projetos em tempo de 1h30.

Na Grande Vitória, os debates estão programados para os dias 04/05, às 10 horas, no auditório do Elefante Branco, em Maruípe; no dia 06/05, na Rádio Universitária; e o último no campus de Goiabeiras, em 09/05, às 18 horas, no auditório do CCJE. “Todos os estudantes estão convidados a participarem e contribuírem com a discussão”, diz Arthur Almeida, integrante da Comissão Eleitoral.

De acordo com Artur, a grande novidade deste ano é que a eleição das chapas passou de proporcional para majoritária. Agora, ao invés de todas as chapas que disputam a eleição assumirem as diretorias pela proporcionalidade dos votos obtidos, somente a chapa vencedora assumirá e aplicará o seu plano de gestão. O novo modelo eleitoral foi aprovado no X Congresso de Estudantes da Ufes (Coneufes), realizado em novembro passado. No mesmo pleito, que contará com urnas em todos os campi, os estudantes também escolherão os seus representantes junto aos Conselhos Superiores da universidade. 

Fonte: Adufes