Candidata à presidência do Andes-SN fala na Ufes sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores

No final da tarde desta sexta-feira (06), a candidata à presidência do Andes-SN, Eblin Farage (UFF), esteve na Ufes palestrando sobre a conjuntura política e as ameaças da aprovação do Projeto de Lei Parlamentar 257/2016. Antes da palestra, a professora visitou a sede da Adufes onde concedeu entrevista sobre desafios do movimento docente. Veja aqui o vídeo

Segundo ela, o PLP nada mais é do que um acerto de dívidas dos estados com a União e, caso aprovado, haverá congelamento salarial e a suspensão da progressão na carreira. Além disso, a medida escancara a terceirização,  desmonta os serviços públicos em geral, inclusive da União, com prejuízos graves para toda a população. O PLP ainda dispõe sobre a  reforma da previdência, com a retirada de direitos, a demissão voluntária de servidores e o fim da regra de valorização do salário mínimo.

 “A medida aumentará a alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% dos servidores”, explicou Eblin. Ela lembrou que a reforma eblin falandoserá feita no regime jurídico dos servidores ativos e inativos e limitará benefícios, como progressão e vantagens. “No caso dos professores, a medida poderá eliminar a Retribuição por Titulação (RT), o que acarretará na redução de mais da metade dos salários de boa parte dos professores”, disse a candidata.  

O ataque ao funcionalismo não para por aí. O PLP 257/2016 extingue até mesmo os reajustes firmados com os servidores públicos em 2015. “Diante de tantas ameaças, é preciso que nos mobilizemos contra a aprovação desse projeto. Só com unidade e luta é que vamos garantir nossas conquistas históricas”, lembrou Eblin. 

A atividade, organizada pela Adufes, ocorreu no auditório do IC2, no campus de Goiabeiras/Ufes. Entre os participantes estava o professor do Instituto Tecnológico do ES, Yuri Márcio e Silva. Para o docente, a atividade foi de extrema importância. “A palestra deixou claro o quadro crítico que o governo quer nos submeter. Trata-se da intensificação da precarização das condições de trabalho e prejuízos graves ao serviço público”, avaliou Yuri que também é aluno do Departamento de Educação Física da Ufes. 

eblin e rochaEleição do Andes-SN será na próxima semana. Mais de 70 mil professores em todo o país poderão participar da escolha da nova diretoria do ANDES-SN, que estará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2016-2018. A votação ocorrerá, através de voto direto e secreto, nesta terça, 10, e na quarta-feira, 11/05, nas seções sindicais e secretarias regionais do Sindicato Nacional. 

Uma única chapa está inscrita no processo eleitoral. A “Unidade na Luta” tem como candidata a presidente Eblin Farage, e como  secretário-geral Alexandre Galvão, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e tesoureiro Amauri Fragoso de Medeiros, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 Fonte: Adufes