Candidata da chapa única do ANDES-SN dá palestra nesta sexta na Ufes

A professora Eblin Farage (UFF), que encabeça a chapa “Unidade na Luta” do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN), estará nesta sexta-feira no campus de Goiabeiras/Ufes, em Vitória, em bate papo com os docentes. Às 16 horas, a professora dará palestra sobre Conjuntura política, PLP 257 e os desafios da Educação pública. A atividade será realizada pela Adufes e irá ocorrer no auditório do IC2.

O evento é destinado aos docentes, mas será aberto ao público. Na atividade, Eblin fará uma explanação sobre a conjuntura brasileira e os ataques dos governos federal e estaduais aos direitos dos trabalhadores, sobretudo, do funcionalismo público. Falará, ainda, sobre os ataques à carreira e a precarização do trabalho docente, e o sucateamento da educação pública.

Outro tema de grande importância que será debatido é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, que caso aprovado terá efeito devastador ao funcionalismo público do País. Entre outros pontos, o PLP prevê suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários, não pagamento de progressões, destruição da previdência social e revisão dos Regimes Jurídicos dos Servidores.

“A universidade pública e gratuita vem sendo minada aos interesses privatistas, seja no acesso à aposentadoria integral dos servidores públicos (Funpresp), na carreira docente, na descaracterização da autonomia universitária agravada pelo Reuni e da secção dos hospitais universitários em relação à sua respectiva universidade”, disse Eblin ao jornal Fique Por Dentro. A entrevista exclusiva ao informativo da Adufes pode ser lida aqui.

A eleição para a diretoria do ANDES-SN – biênio 2016/2018 será realizada na semana que vem, na terça (10) e quarta (11). A Adufes abrirá 12 urnas de votação (Grande Vitória e interior).

Fonte: Adufes